10 Especiarias Nota 10: erva-doce

10 Especiarias Nota 10: erva-doce
Compartilhe

Por Pitadas - 06 de abril de 2016


Duas pitadas rápidas: a próxima vez em que você for preparar uma ganache, pode aromatizar o chocolate com sementes de erva-doce, como faziam os espanhóis há muitos e muitos anos atrás. Surpreendente, não? Outro jeito de usar esta especiaria tão conhecida da gente aqui no Brasil – alô, bolo de fubá – é aromatizando o azeite (basta aquecer o azeite com as sementes e depois guardar numa garrafinha com fechamento hermético.

A erva-doce vem de família grande: anis, funcho, endro, cominho, alcaçuz e estragão são seus amigos de fé, irmãos, camaradas. O que combina com um, provavelmente combina com outro. Pode considerar: abacaxi, coco, laranja, limão-siciliano, maçã, frango, peixe branco, ovo, queijo de cabra, ostra.

Erva-doce também vai bem com carne de porco e embutidos – nesta receita de costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate, ela faz diferença no tempero. Falando em tomate, a semente de erva-doce também pode ser usada para tirar a acidez do molho – basta uma pitada, que você esfrega na mão para dar uma “quebrada” antes de colocar na panela.

O chazinho de erva-doce da vovó, quem não conhece? Prove na versão indiana: o masala chai é uma explosão de aromas e sabores de especiarias.

No petisco: o ingrediente vai neste grissini. No café-da-manhã ou da tarde: na broinha de fubá ela é opcional – mas tão tradicional!

Leia no Blog da Rita: é agora que a gente te convence a usar especiarias!


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.