10 especiarias nota 10: cominho
Por Pitadas - 31 de março de 2016
Cominho pode vir em semente, para moer na hora, ou em pó, para usar conforme o gosto do freguês – no livro Comida & cozinha, o autor Harold McGee conta que os gregos e os romanos temperavam a comida com a especiaria mais ou menos como a gente faz hoje com a pimenta-do-reino: ficava em cima da mesa e era salpicada em praticamente tudo!
Melhor ter os dois em casa. Moída, ela tem sabor fresco e amendoado. Na panela, com óleo, a semente fica mais pra picante.
Para começar a usar sem errar: o cominho em pó é o melhor amigo da lentilha. Experimente salpicar no prato primeiro. Depois adicione já durante a preparação. E então parta para esta salada morna, que ainda por cima leva cebola caramelizada (é apenas um prato, mas poderia ser sinônimo para festa).
A bazargan também é uma salada, também é uma festa, mas de trigo de quibe. O cominho moído faz toda a diferença no preparo!
Cominho com batata é combinação indicadíssima. E se você colocar um pouco da especiaria para temperar as clássicas batatas ao murro?
Um refogado de abobrinha, bobo de tudo, pode levar umas poucas sementes de cominho na panela – é outra coisa. Não precisa tirar na hora de servir. A mesma coisa acontece com o pão. Experimente o naan com sementes de cominho.
Outras combinações possíveis: beterraba, hortelã, damasco, limão-siciliano, feijão. Se você gosta desses ingredientes, turbine com cominho o sabor das receitas que você já está acostumado a fazer.
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani