Suflê: assar em banho-maria
Por Pitadas - 30 de outubro de 2014
Nesta semana, nosso empenho é para que você perca todos os receios de fazer suflê e fique expert no assunto. Para um preparo bem feito, além de alto e dourado, também tem que ficar macio. Alguns cuidados podem ser tomados para não ressecar: um deles é não bater demais a clara em neve e o outro é para assar – a pitada de hoje vai ajudar neste momento delicado.
Enquanto prepara a massa, leve um pouco de água para ferver. Na hora de assar, transfira os ramequins para uma assadeira, coloque a assadeira no forno e preencha o fundo com a água fervente para assar em banho-maria. O vapor irá impedir que a massa resseque e ajuda a obter um crescimento mais uniforme.
Esse não é um método indispensável, mas ajuda bastante. Independente de você usar esta pitada ou não, depois que fechar o forno, não abra mais até estar pronto. Se perder calor no meio do caminho, o suflê vai murchar e não tem pitada que salve.
Na receita de hoje, o passo a passo pede para assar em banho-maria. Teste o método e experimente um delicioso suflê de chocolate. Ah, não esqueça de providenciar um sorvete ou creme inglês para servir junto. Simplesmente maravilhoso.
Veja aqui a receita do suflê de chocolate
Leia os posts da semana suflê:
Claras em neve para crescer
Sirva com molho!
Como preparar o ramequim
Foto: Editora Panelinha | Ricardo Toscani