‘O Que Tem na Geladeira?’ Abobrinha! Nossos 3 métodos de cozimento favoritos
Por Pitadas - 15 de agosto de 2016
A gente só pensa em geladeira por aqui. É que o novo projeto do #EstúdioPanelinha, ‘O Que Tem na Geladeira?’ está a pleno vapor. Já são quatro episódios no ar no canal Panelinha no YouTube e o livro está em pré-venda.
Assista à série ‘O Que Tem na Geladeira?’ no canal Panelinha no YouTube.
Em 'O Que Tem na Geladeira?', Rita Lobo revela sua fórmula para criar receitas, que é baseada em três variáveis: corte, método de cozimento e combinação de sabor. Enquanto prepara receitas bem diferentes entre si, ela mostra que é só cruzar esses três aspectos para ver as possibilidades do cardápio se multiplicarem. Resultado: comida de verdade, feita em casa, fresquinha, saborosa e variada todos os dias – sinônimo de alimentação saudável.
Abobrinha: e prêmio vai para...
Agora adivinha qual é o assunto desta semana aqui no Pitadas? Geladeira, com certeza! A gente vai eleger as passagens favoritas do episódio da abobrinha. E por que abobrinha? Porque ela, que estreia o projeto, é também nosso episódio favorito! Abobrinha era o legume citado para exemplificar qualquer ponto do projeto (<3).
Quem assistiu já sabe que a abobrinha pode ser comida crua, grelhada, assada, cozida frita e refogada. Fica tudo uma delícia. Mas no nosso pódio, as medalhas para o método de cozimento vão para...
Medalha de bronze: Abobrinha cozida no molho de tomate com tomilho
Abobrinha cozida na água você já conhece. E cozida no molho de tomate? Com o molho, que leva tomilho, o prato ganha mais camadas de sabor. E vira prato principal surpreendente: prepare um cuscuz marroquino como acompanhamento e a segunda sem carne está garantida.
Medalha de prata: Abobrinha assada com alecrim, cebola e pimenta-dedo-de-moça
Somos fãs de preparos com cara rústica – aquele tostadinho aqui, um galho de tempero inteiro na assadeira ali. A abobrinha assada faz esse gênero e ainda fica com sabor intenso porque leva cebola assada + pimenta-dedo-de-moça fresca cortada em rodelas bem fininhas e ramos de tomilho. Sirva com carne assada (aproveite que o forno está ligado!) ou mesmo como opção de acompanhamento no churrasco. Para que os pedaços fiquem corados, é preciso forno bem quente e abobrinhas bem distribuídas na assadeira. Se elas estiveram amontoadas, vão cozinhar no próprio vapor e ficar pálidas. O tostadinho tem todo um tchans, né?
Medalha de ouro: Abobrinha grelhada com alho e molho de azeitonas verdes
Como dissemos aí em cima, aqui somos fãs de tostadinhos, que criam uma camada de sabor a mais nos preparos, e deixam tudo com uma cara rústica – um charme. A técnica é a seguinte: frigideira bem quente e abobrinhas bem espalhadas. Se tiver mais abobrinha do que fundo de frigideira aparecendo, prepare em levas. É preciso calma… É que se você sobrepuser camadas de aboborinha, ela vai soltar água e o efeito tostado não vai acontecer. A pitada é servir com o molhinho de azeitona, bem salgadinho, que transforma uma abobrinha grelhada em uma abobrinha grelhada intensa.
Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.