Açúcar: os tipos e como usar cada um deles

Açúcar: os tipos e como usar cada um deles
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 19 de agosto de 2016


O nome é açúcar e o sobrenome é moderação, tá certo? Mas a gente já combinou: se você cortou os ultraprocessados de vez do cardápio, pode caprichar no doce pro fim de semana. Sobremesa de verdade, com ingredientes de verdade.

Precisa de uma ajuda com as característica de cada um?

Refinado - é o branquinho e fino, mais usado no Brasil. Para ter essa cor, recebe aditivos químicos como enxofre e perde vitaminas e sais minerais. É o melhor para fazer caramelo de pudim e é o responsável pela casquinha crocante de receitas como o bolo suflê de chocolate.

Cristal - tem grãos maiores e transparentes porque passa por um refinamento leve (mas é mais difícil de dissolver em líquidos). É bom para fazer algodão-doce, pipocas coloridas e a calda da maçã do amor.

De confeiteiro - passa por um processo de refinamento sofisticado (em que recebe adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio) e tem cristais bem finos. É perfeito para polvilhar sobre os doces e para fazer glacê como o do bolo delícia de limão e o do bolo de laranja com glacê de água de flor de laranjeira.

Mascavo - é extraído do caldo de cana cozido e não passa por refinamento. Por isso, é mais escuro e úmido e preserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Tem um sabor que fica marcante em algumas preparações, além de deixar bolos e brownies mais úmidos e cremosos.

Demerara - parecido com o mascavo, mas passa por um leve processo de refinamento (sem receber aditivos). Tem sabor acentuado e vai muito bem em bolos mais rústicos, como o de maçã e o de banana. Também forma uma calda mais escura e brilhosa em preparações como o doce de abóbora.

Orgânico - não recebe nenhum ingrediente artificial durante todo o processo de produção. Os grãos são menos claros e mais granulados, mas adoçam com facilidade.

Light - é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais e é muito mais doce do que o açúcar refinado (por isso, deve ser usado em menor quantidade).

Qualquer tipo de açúcar deve ser guardado em local seco e não na geladeira (porque pode absorver umidade e mudar o resultado de algumas receitas). O melhor é retirar da embalagem original e colocar em potes com tampa.

Bem fechado, é mais difícil de empedrar. Mas, se isso acontecer, é só misturar com uma colher ou passar pela peneira.

Foto: Editora Panelinha