Vídeo: peixe no prato sem cheiro na casa

Vídeo: peixe no prato sem cheiro na casa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de março de 2011


Recebi um e-mail de uma leitora, que começa assim: “Acompanho o Panelinha desde o início, quando eu era solteira e procurava receitas para fazer e chamar meu namorado para jantar. Hoje, sou casada há 5 anos, tenho uma filha de 1 ano e 8 meses, e concordo muito com seu estilo de preparar para a família uma alimentação mais saudável e sem frituras.”

Achei curiosa a sequência desse primeiro parágrafo da mensagem. Tenho uma teoria sobre aprender a cozinhar; acho que temos, basicamente, duas grandes oportunidades na vida, uma é quando a pessoa se apaixona, e quer fazer um jantarzinho gostoso para o ser amado, e a outra é quando os filhos nascem. De alguma forma, tenho isso em mente quando penso em receitas para o site. Há, porém, uma grande diferença entre as duas chances que a vida oferece para a gente aprender a cozinhar. Na primeira, quando nos apaixonamos, a comida tem que ser fonte de prazer, pura sedução; na segunda, comida vira fonte de saúde – é um amor sem fim pelo filhos que nos faz ter vontade de buscar uma alimentação mais saudável.

Voltando ao e-mail, a leitora, Camila, diz que está gostando do livro novo porque “além das ótimas receitas, os textos não são amontoados, o visual é muito agradável aos olhos, e tem fotos!”. Aí, papo vai, papo vem, um elogio aqui, outro ali, e ela confessa que achou complicada a dobradura do papillote, método de cozimento que eu considero o melhor para peixe e dou a receita no livro.

Camila diz que quer um vídeo sobre o assunto. Camila ganha o vídeo! Camila tem toda razão: essa é uma técnica mais fácil de aprender vendo do que lendo, que é o conceito dessa nova série de vídeos do Panelinha.

Peixe é essencial para quem busca uma alimentação saudável, mas o cheiro dele na casa não dá! E, com esse método, além de saudável, o peixe fica saborosíssimo. A trouxinha de papel-alumínio, o papillote, retém não só os aromas, mas também os sabores do peixe. Ele fica suculento e perfumado.

Na vídeo-dica, eu ensino a técnica; já a receita, você coloca a sua criatividade para funcionar! Vale incluir de tudo: legumes, como rodelas de cenoura, salsão, broto de feijão; ervas frescas, como endro, que é par-mais-que-perfeito para salmão, por exemplo; especiarias, como uma pitada de canela ou de curry; um fio de azeite ou um teco de manteiga são, na minha opinião, essenciais; tempere com vinho branco, leite de coco, suco de abacaxi, de laranja. Aprendendo a técnica, você cria a receita que quiser. E aí, pode unir a fome com a vontade de comer, faz um prato que é fonte de prazer e de saúde ao mesmo tempo.