Trivial chic

Trivial chic
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de agosto de 2013


Carne de panela é imbatível: fácil, acessível — nem por isso menos festiva. Festa caseira de criança, por exemplo, tem sempre um sanduichinho de carne desfiada. Mas por que mesmo só em aniversários infantis? Uma boa carne de panela deveria ser também comida de comemoração. Pois não é que cheguei à festa de uma amiga e lá estava o mais delicioso dos sandubinhas? “Não fui eu que fiz, é receita da Marilene, que trabalha com um amiga, mas sempre prepara essa carne para as festa aqui de casa.” Afinal, Marilene, qual é o segredo? Eram alguns: marinar a carne em vinho e alho, claro, e também ervas frescas, várias, por 12 horas; e dourar bem a carne na panela de pressão, para deixar o molho bem saboroso.

Lá fomos nós, com as dicas da Marilene, para a cozinha de testes do Panelinha. Nina, nossa culinarista, fez e refez a receita, até chegar numa versão imbatível, que todo mundo consegue fazer. E ainda criou um molho bem rústico e delicioso.

Carne de panela da Marilene com molho rústico da Nina
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + 50 minutos para cozinhar + 12 horas para marinar

Para a marinada

Ingredientes

1 kg de coxão duro
6 dentes de alho
ervas frescas: 1 ramo de alecrim, 5 de orégano e 7 de tomilho
½ xícara (chá) de vinho tinto seco

Modo de preparo

1. No dia anterior, prepare a marinada: num pilão ou no processador de alimentos, triture o alho as ervas frescas, o sal e a pimenta-do-reino. Junte com o vinho e misture bem.

2. Num recipiente, coloque a carne e faça furos profundos com um garfo para que os temperos penetrem bem, e, então, esfregue toda a marinada. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por no mínimo 12 horas.

Para o molho

Ingredientes

1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão sem as folhas
1 pimentão vermelho
1 talo de alho-poró sem as folhas
4 tomates maduros
400 g / 1 lata de tomate pelado italiano
1/3 de xícara (chá) de azeite
3 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Tire a carne da geladeira para quebrar o gelo: enquanto isso, faça o pré-preparo dos legumes: lave e seque todos. Cebola: descasque e rale na parte grossa do ralador. Cenoura: corte em rodelas. Salsão: corte em fatias finas. Pimentão: corte uma tampa e descarte; corte em metades e descarte as sementes e a película branca; corte as metades em cubinhos. Alho-poró: fatie a parte branca, formando rodelas, descarte as folhas. Tomates: corte ao meio, rale a polpa na parte grossa do ralador e descarte a casca. Tomate em lata: pique fino o tomate e reserve o líquido.

2. Leve uma panela de pressão ao fogo médio e regue com o azeite. Quando começar a soltar fumaça, coloque a peça de carne para dourar de todos os lados. Atenção: coloque a carne e só vire de lado quando o que estiver em contato com o fundo da panela desgrudar. Não force. Com um pegador, vá virando, até que a carne esteja selada. Transfira a carne para um prato e cubra com papel-alumínio. Reserve a marinada.

3. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, desligue. Sem lavar a panela de pressão, junte a cebola ralada e mexa bem por 3 minutos, até dourar. Junte o salsão e a cenoura e refogue por mais 3 minutos. Junte o alho-poró e o pimentão e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar. Por último, junte o tomate ralado e o tomate picado, o líquido do tomate enlatado e misture bem.

4. Adicione a água aquecida (não precisa estar fervendo) e o líquido da marinada reservado ao refogado.

5. Volte a carne à panela, tampe e, quando pegar pressão e começar a apitar, deixe cozinhar por 40 minutos, caso queira fatiar a carne; para desfiar, deixe no total 50 minutos.

6. Desligue o fogo e deixe a pressão sair completamente. Abra a panela e retire a carne. Fatie bem fininho e sirva com o molho rústico de tomate, que está prontinho na panela! É só misturar bem e dar uma pressionada contra a parede da panela para quebrar as rodelas de cenoura.

Fotos: Charles Naseh para sessão Panelinha da última revista Lola.