Tortilha espanhola

Tortilha espanhola
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de junho de 2010


Ovo é um ingrediente universal. E omelete, uma receita cheia de versões. Em japonês, por exemplo, diga: tamagoyaki. Mas não espere por um disco de ovos. Ela é feita em camadas fininhas, que vão sendo enroladas e resultam numa espécie de omelete-rocambole. Além de técnica, é preciso ter uma frigideira especial, retangular. O preparo é tão lindo que coloquei um vídeo no fim do post para quem quiser assistir.

Na França, a omelete é fofinha e, depois de pronta, pode ser recheada com queijos, frios, tomate, cogumelo... Já os italianos incluem o recheio antes de os ovos irem para a frigideira. Outra diferença é que a frittata termina o cozimento no forno. Isso porque é um tipo de omelete bem mais espessa, quase uma torta de ovos; sem o forno, a base queimaria antes que o meio cozinhasse.

A receita que escolhi fazer é a versão espanhola da omelete. Como todas as outras, ela também é prática e deliciosa. A tortilla geralmente é feita com batata e cebola, além dos ovos. Outros ingredientes, como pimentão, podem ser incluídos. O preparo é mais simples que o da frittata, pois não vai ao forno. Também é mais fácil que o da francesa, porque você não precisa ir trazendo as beiradas para o centro da frigideira à medida que o ovo vai se solidificando. Sim, é assim que se faz uma omelete clássica. Quanto à versão japonesa, eu nunca preparei, mas fiquei com vontade de testar. Antes, porém, preciso comprar uma daquelas panelinhas.

Outra grande vantagem da tortilla, ou tortilha, é que fica ainda mais gostosa fria. E, por isso, é mais versátil. Pode até servir de aperitivo para o domingão!

Tortilha espanhola
Serve 8 porções

Esta omelete espanhola pode ser servida quente ou fria. É versátil, prática, econômica e muito saborosa.

Ingredientes

4 batatas grandes
2 cebolas médias
5 ovos
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Escorra as batatas e passe por água corrente para cessar o cozimento. Reserve.

2. Descasque e corte as cebolas em rodelas bem finas.

3. Numa tigela, quebre os ovos, junte o creme de leite e misture bem.

4. Numa frigideira antiaderente média, leve o azeite para esquentar. Quando estiver bem quente, refogue a cebola por 5 minutos. Junte as batatas e refogue por mais 3 minutos. Tempere muito bem com sal e pimenta-do-reino.

5. Regue a mistura de ovos com creme na frigideira. Abaixe bem o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar por uns 4 minutos. Destampe e passe uma espátula na lateral da frigideira para desgrudar a tortilla.

6. Levante a ponta da tortilla delicadamente para o ovo que ainda não está cozido escorra para baixo. Quando não tiver mais líquido em cima da tortilla, passe novamente a espátula nas bordas.

7. Coloque um prato sobre a frigideira e vire de uma vez. Escorregue a tortilla de volta para a frigideira e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir ou em temperatura ambiente.

Veja aqui o preparo de tamagoyaki: