Tendência: amarelo

Tendência: amarelo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de janeiro de 2012


Este mês aqui no blog você vê as minhas apostas culinárias para 2012. Por meio de pratos, e não de receitas, aponto tendências que vão influenciar a nossa mesa. No post anterior você viu a estética vintage, com suas referências ao passado, à própria história e cheia de possibilidades de associações pessoais. Paradoxalmente, ela sugere novos métodos de cozimento, cardápios sem fronteiras e ingredientes usados de formas inovadoras. Hoje, é vez do amarelo.

Yellow is the new pink

A constatação de Li Edelkoort, talvez a mais famosa trendsetter do planeta, não é exatamente uma novidade. Mas só agora o amarelo chega com força total à mesa. A cor simboliza imaterialidade e luz. Calma, não vamos nos alimentar de luz!

Em pratos limpos

Amarelo, no entanto, sinaliza que poderíamos, sim, comer menos. E com mais prazer e alegria. Ele também faz pensar que não deveríamos estacionar. É mais fácil fazer sempre as mesmas receitas. Mas uma alimentação alegre, cheia de vida e frescor – e um pouco de frescura – precisa alternar ingredientes, usar variados métodos de cozimento, e nós temos que ficar de olho nas novidades gastronômicas.

*Trecho da coluna originalmente publicada na revista Lola, edição de janeiro de 2012.