Tábuas de bambu

Tábuas de bambu
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de abril de 2012


Sabe quem está disputando as glórias culinárias pau a pau com a receita de talharim do primeiro episódio de Cozinha Prática? Sabe? A tábua de bambu! Brincadeiras à parte, mas a versão modernizada da antiga tábua de madeira fez o maior sucesso. Não é à toa: é bonita, higiênica e de fácil manutenção.

Essas tábuas podem ser encontradas em lojas de utensílios domésticos e até mesmo na área de bazar de supermercados mais completos – basta dar um google que você encontra várias opções disponíveis em lojas físicas e virtuais.

Basicamente, dá para dizer que elas são divididas em dois tipo: as mais fininhas, leves, que são ótimas para quem não tem muito espaço; e as pranchas, mais robustas, que podem morar sobre a bancada da cozinha. Além de serem pau pra toda obra, elas enfeitam e dão alma para cozinha.

Há uma boa variedade de marcas, nacionais e importadas. Uma tábua de cerca de 40 x 30 cm, com espessuras variadas, pode custar de R$ 36,90 a R$ 379,00. Não dá para dizer que sejam exatamente o mesmo produto, mas isso mostra que há opções para todos os bolsos.

Talvez as duas marcas mais conhecidas sejam a Welf, nacional, que produz uma infinidade de utensílios domésticos em bambu, inclusive tábuas e pranchas de variados tamanhos e formatos, e a alemã Zwilling J.A. Henckels, que tem produtos à venda nas melhores casas do ramo. Há muitas outras opções no mercado.


Conservação

Na página Facebook/Panelinha, a Sabrina Silva pergunta sobre a conservação das tábuas. Segundo um dos principais produtores de utensílios de bambu, as principais dicas são:

- lavar com água e pouco detergente neutro;
- não deixar de molho;
- secar imediatamente após lavagem;
- não lavar na lava-louça;
- guardar em local arejado.

Sempre que o bambu começar a ressecar, aplique na tábua seca e limpa um fina camada de óleo mineral e deixar secar.

Em casa, deixo as tábuas em uso na bancada. Assim elas estão sempre tomando um arzinho, sabe? Quanto ao óleo mineral, que compro em farmácias, passo nas tábuas uma vez por mês.

Cozinha Prática / GNT / Globosat

Fotos: Charles Naseh