Soro mágico

Soro mágico
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de julho de 2012


"Sempre fui leitora assídua do Panelinha e agora fico encantada com suas receitas no Cozinha Prática. Tudo parece tão fácil! E eu, como amante de culinária, já comecei a preparar alguns pratos. Ontem foi a vez do frango assado com polenta. Minha dúvida é a seguinte: a preparação com o soro caseiro, que você ensina no programa, é válida para todos os tipos e tamanhos de aves?"

Fernanda


Vou aproveitar a mensagem da Fernanda para responder a essa dúvida que surgiu em vários e-mails que recebi desde que o episódio do frango com polenta foi ao ar. A propósito, também queria agradecer mais uma vez aos inúmeros emails e mensagens que chegam todos os dias com elogios carinhosos.

Voltando ao franguinho, no programa, ensinei que a aquela velha fórmula do soro caseiro, usado para as crianças não desidratarem, também é uma ótima parceira na hora de fazer o frango assado. Ela deixa o bicho bem macio e suculento, bem hidratado. Depois de limpar o frango e retirar o excesso de gordura, basta espalhar uma mistura de 1 xícara (chá) de sal e ¼ xícara (chá) de açúcar, por dentro e por fora do frango, colocá-lo em uma tigela que o comporte bem e cobrir com água. Ele precisa descansar nessa solução por 40 minutos, fora da geladeira. Antes de ir ao forno, é preciso enxaguá-lo bem para tirar o excesso de tempero. Isso porque eu precisei exagerar na dose para compensar a falta de tempo.

Para o programa, tento deixar as minhas receitas práticas ainda mais práticas. Fui ajustando o soro até chegar numa proporção que funcionasse para um curto tempo marinando. Se o frango fosse ficar na geladeira por 12 horas, por exemplo, as proporções seriam outras. Eu cortaria o sal e o açúcar pela metade.

Mas, Fernanda, essa fórmula serve também para outras aves, sim. Para as maiores, como peru, você pode usar a mesma receita, mas deixar mais tempo marinando. Considere 20 minutos por quilo, mas, nesse caso, na geladeira.

Este soro é de fato tão mágico que serve até para deixar filé de peito de frango grelhado saboroso e suculento. Nesse caso, coloque 1 colher (sopa) de sal e 1 colher (chá) de açúcar, esfregue bem e cubra com água. É como se fosse um soro caseiro invertido. Aí, deixe descansar por 20 minutos, fora da geladeira. Lave e seque bem, antes de grelhar. Aqueça a grelha, ou a frigideira, antes de dourar o filé de peito por 4 ou 5 minutos de cada lado. Para coxa e sobrecoxa, aumente um pouco as quantidades.

Esse soro serve, principalmente, para deixar a carne hidratada. E, em função do sal, já fica temperada. Mas é claro que, depois de deixar de molho, você pode aromatizar o frango com ervas, como alecrim ou salvia, com vegetais, como alho, cebola ou gengibre, com gorduras, como azeite ou leite de coco, e também com ácidos, como suco de laranja ou de limão.