Sopa prática de músculo com cevadinha
Por Rita Lobo - 07 de junho de 2010
Caldo feito em casa virou um tema aqui no site. Muita gente escreveu para contar sobre a experiência de fazer caldo em casa. Tem algo de mágico sobre o assunto. Lendo alguns dos e-mails, fiquei com a impressão de que há uma espécie de manifesto contra comida pronta embutido na recusa pela chamada “praticidade” dos cubinhos.
Eles estragam a comida, não fazem bem à saúde, são absolutamente desnecessários e, ainda assim, são um símbolo de praticidade que devora o bom senso da dona de casa moderna. Não faz sentido usar tempero pronto. Um dente de alho, uma cebola, sal, pimenta-do-reino e a farsa do caldo mágico fica evidente. Ou deveria ficar.
Fora o aspecto do sabor, e da saúde, para mim, poucas coisas à mesa são tão espetaculares quanto ver minha filha tomando com tanto gosto um caldo de galinha quentinho, recém-saído da panela. Ela lambe os beiços. E eu fico hipnotizada. Parece ter um peso ancestral, como se nós duas estivéssemos ali reproduzindo o que outras mulheres da nossa família faziam há um século ou, quem sabe, dois.
Da minha cozinha, raramente sai caldo de carne. Na teoria, é tão simples quanto os outros. Mas acabo não preparando. No último feriado, decidi testar versões mais simples, que não precisassem de um paciente cozinheiro a postos durante a primeira etapa do preparo, escumando delicadamente as impurezas que sobem à superfície.
Fiz caldo de rabada, de músculo e, no embalo, acabei preparando uma sopa muito, muito simples de fazer, incrivelmente nutritiva e saborosa. O caldo vamos deixar para outro post. Veja a seguir o preparo da sopa.
Sopa prática de músculo com cevadinha
Serve 4 a 6 porções
O objetivo desta receita era fazer de maneira prática uma sopa trabalhosa. Por isso, em vez de deixar a cevadinha de molho por algumas horas, depois cozinhá-la separadamente, juntar num refogado, fazer o caldo previamente, decidi colocar todos os ingredientes na panela de pressão e pronto. Depois de 1 hora, a cevadinha estava cozida, a carne desfiando e a sopa rica e saborosa.
Apesar de muito nutritiva, esta é uma sopa quase sem gordura, pois dispensa o refogado. No final do preparo você pode, ou não, regar com um fio de azeite. Eu gosto, mas vai de gosto.
Ingredientes
500 g de músculo
1 cebola grande
1 cenoura
1 talo de salsão
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de cevadinha
2 folhas de louro
2 raminhos de tomilho
3 cravos-da-índia
sal e pimenta-do-reino a gosto
um fio de azeite na hora de servir
Modo de preparo
1. Corte a peça de 500 g de músculo em 3 ou 4 partes. Pique fino a cebola, a cenoura, o salsão e os dentes de alho.
2. Na panela de pressão, coloque todos os ingredientes e cubra com 1.5 litro de água. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora.
3. Retire o vapor ou deixe que ele saia naturalmente antes de abrir a panela. Com um garfo, retire os pedaços de músculo e transfira para um prato. Desfie a carne, apertando com o próprio garfo. Volte à panela e misture bem. Verifique o tempero, adicione mais sal ou pimenta, se precisar, e regue com um fio de azeite. Se quiser uma sopa mais espessa, depois de abrir a panela, deixe cozinhar por mais alguns minutos, com a tampa aberta.