Sopa de ervilha e hortelã

Sopa de ervilha e hortelã
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de julho de 2012


E não é que voltou a esfriar? Quem esteve em São Paulo no último fim de semana comemorou o calorzinho fora de época que esquentou a cidade. Mas a alegria durou pouco. Hoje a temperatura voltou a baixar e o clima está pedindo uma receita bem quentinha e gostosa. E também precisa ser fácil. Afinal, a semana está começando, mas a vontade é de ficar debaixo das cobertas. Por isso, a minha sugestão de hoje é a sopa de ervilha com hortelã, que preparei para a seção Panelinha na revista LOLA da edição de julho.

Essa é das sopas mais práticas que se pode fazer. As ervilhas frescas vão do congelador direto para a panela. E, na boca, a sopa parece que vai do fogo ao frescor – graças à hortelã (que ainda ajuda a dar aquela acalmada na fome). A sensação é uma delícia.

Para finalizar, no lugar dos croutons, um punhadinho de pipoca, que deixa a sopa com muita textura e poucas calorias – lembra que mostrei esse truque no Cozinha Prática?

Sopa de ervilha com hortelã e pipoca

Ingredientes

600 g de ervilhas congeladas
1 l de caldo de músculo, de galinha ou de legumes
1/2 xícara (chá) de hortelã fresca
4 talos de hortelã para decorar
4 talos de endro
4 talos de salsinha
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite a gosto

Modo de preparo
1. Lave e seque bem as folhas e os ramos de hortelã, a salsinha e o endro. Rasgue com as mãos e coloque numa tigela. Prepare a pipoca.

2. Numa panela, coloque o caldo de sua preferência e a ervilha congelada. Leve ao fogo alto até ferver. Desligue e transfira para o liquidificador. Junte as folhas de hortelã e tempere com sal. Com ajuda de um pano de prato, segure bem firme a tampa do liquidificador (caso contrário, a força do vapor vai abrir a tampa e aí já viu...). Bata até ficar bem lisinha.

3. Volte a sopa batida para panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue o fogo, experimente e acerte o sal.

4. Enquanto isso, na tigela com as ervas, misture cerca de 1 xícara (chá) de pipoca. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Com uma concha, coloque a sopa nos pratos, ou tigelas, regue com um fio de azeite e coloque um punhado de ervas e de pipoca. Sirva imediatamente.

Para a pipoca

Ingredientes
½ colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de milho para pipoca

Modo de preparo

Coloque o óleo numa panelinha e leve ao fogo médio. Quando começar a aquecer, junte o milho para pipoca, misture e tampe a panela. Assim que parar de estourar, desligue.

Foto: Romulo Fialdini para a seção Panelinha na revista LOLA, da Editora Abril