Sopa de cebola e batom vermelho

Sopa de cebola e batom vermelho
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de março de 2010


Nem acredito que hoje pude colocar meia, calçar sapato e até jogar um foulard no pescoço. (Foulard não é ótimo? Só de falar, a pessoa envelhece uns 20 anos! Jogar um foulard... Na verdade nem era um lenço, era uma pashmina bem fininha, mesmo.) Acontece que o calorão estava me transtornando. E, além de vestir roupa de frio, vou comer comida de frio!

Chocolate quente, sopa, vinho tinto. Que alegria. Há semanas só tomava café gelado. Iced latte, que fique claro. Ai, como estou fina, hoje. Acho que é o clima europeu. Estou até pensando em pegar a minha mantinha, colocar na minha ecobag e me mandar para a sala vip do Cidade Jardim. Já foi ao cinema lá? Aquela poltrona de primeira classe e a minha mantinha... Sinto-me a caminho de Paris! E para continuar no climão, vou começar o mês com uma sopinha de cebola.

Receita clássica, sabor francês; vou pedir emprestado o foulard da dona Mathilde, minha vizinha de bairro aqui em São Paulo e proprietária de um pied-à-terre a Paris, como ela faz questão de mencionar todas as vezes em que nos esbarramos na rua.

Já está quase na hora do jantar. Separei as cebolas, passei o rímel resistente à água porque eu vou chorar e fiquei com vontade de usar batom vermelho. Eu fico horrível, mas a soupe à l'oignon vai ficar ainda mais francesa feita por uma cozinheira de boca rouge. (Os rapazes podem pular esta etapa.)

Antes da receita, uma frase da minha filha Dora, que tem 5 anos: “Bonjour, ma mam. Adoro falar italiano!” Ela tem a quem puxar. Também gosto de colocar um pouquinho de parmesão na sopa francesa.

Sopa de cebola
serve 4

Ingredientes

500 g de cebolas
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de vinho branco ou madeira
50 g de bacon em cubinhos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1.5 l de caldo de carne
sal e pimenta-do-reino a gosto
4 fatias de pão italiano
100 g de queijo gruyère ralado grosso

Modo de preparo

1. Coloque os óculos escuros e corte as cebolas em rodelas finas. Numa panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente as cebolas e refogue por cerca de 15 minutos, até ficarem bem macias e douradas. Se precisar, mexa por mais tempo. Esta é uma etapa que não dá para ter preguiça; se as cebolas não ficarem bem carameladas, a sopa não fica boa.

2. Junte o vinho e mexa raspando o fundo da panela, até que o líquido tenha evaporado. Adicione o bacon e deixe soltar um pouco da gordura. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa bem, por 1 ou 2 minutos. Junte o caldo e tempere com sal e a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora. Deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Preaqueça o forno a 200º C (temperatura alta).

4. Numa assadeira, coloque 4 refratários individuais. Antes de desligar o fogo, verifique o tempero da sopa. Se precisar ajustar o sal ou a pimenta, esta é a hora. Transfira a sopa para os refratários, coloque as fatias de pão italiano por cima e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido e deixe gratinar até o queijo derreter. Com cuidado, retire do forno e sirva a seguir. Se o seu forno tem opção para gratinar, a sopa fica melhor ainda.