Sobre crianças e livros

Sobre crianças e livros
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de agosto de 2007


Paula Ribeiro manda um e-mail contando que sempre dá uma espiadinha aqui no site e que gostou de saber que estamos fazendo “algo voltado para as crianças”. Ela diz, “minha mãe faz bolos muito bem, sempre fez e desde pequena eu ficava junto, quebrava os ovos, mexia a massa e, claro, lambia a tigela no final. Essas lembranças ficaram tão marcadas em mim que, quando me formei em design, meu trabalho de graduação foi exatamente isso: um livro de receitas e histórias para as crianças e para os pais, colorido, ilustrado, lúdico, algo que pudesse ser lido, curtido e usado em conjunto, assim como eu fazia com a minha mãe.”

Paula, ficamos todas curiosas para ver o seu livro!

Ainda sobre crianças, nesta foto, meu filho Gabriel queria mostrar o que acabara de aprender: a “barriga” da tartaruga macho é côncava. Mas o que me chamou atenção foi a carinha da filha da minha amiga-unha-e-carne, a Fernanda. Bia é uma minigourmandise. Ela come broto de feijão como se fosse chocolate e adora aspargos. Por isso, não pude deixar de pensar na legenda da foto: “humm, que delícia uma sopinha de tartaruga!

Sobre livros, a Andrea Kaufmann, que logo mais estréia o seu blog aqui no Panelinha, me mandou o e-mail abaixo. Andrea, adorei a lista!

"Rita,

Que delícia o post sobre livros! Achei a seleção precisa, e tendo lido todos os livros citados no início do meu percurso gastronômico, recomendo cada um deles. Fiquei com vontade de incrementar a lista! Minhas sugestões:

Afrodite, de Isabel Allende, apresenta receitas e temas afrodisíacos escritos por uma grande escritora. Fiz várias receitas e, independentemente de cumprirem o papel ou não, são deliciosas e lindas.

Conforte-me com maçãs (primeiro, melhor) e A idade mais tenra (segundo), de Ruth Reichel, hoje, editora-chefe da revista Gourmet. Nesses dois livros, ela conta sua biografia intercalada com sua paixão pela cozinha. E as receitas são ótimas! Com escrita pouco erudita, os livros são ótimos companheiros de viagem. Ela lançou outro livro, que eu ainda não li, Alhos e Safiras, sobre suas aventuras e disfarces como crítica gastronômica. Deve ser bom!

Naked Chef e Dinners, de Jamie Oliver. Preconceitos à parte, o cara é muito bom! Receitas ousadas, lotadas de sabor e frescor. Adoro ele e gosto do fato de ele tentar desmistificar a cozinha.

Meditando na Cozinha , de Sonia Hirsh, escritora “natureba” de longa data. Nesse livro, uma compilação de crônicas, ela mostra um lado poético da cozinha natural, um pouco piegas, mas uma delícia. Ela tem uma extensa coleção de livros publicados, inclusive o ótimo Mamãe eu quero, bom para aquelas que estão com bebê pequeno.

Cozinhando Para Amigos, de Heloisa Barcellar. Um livro que eu amo! Além de lindo de morrer, as receitas são descomplicadas e as sugestões de temas para festas muito legais. Já fiz e refiz suas receitas e aprovo a maioria com louvor. Um ótimo presente para amigos que gostam de cozinhar e receber.

Poderia continuar a lista por horas, mas fico por aqui.

Bjs,
Andrea"