Santa Rita: como espessar molho com roux
Por Rita Lobo - 13 de janeiro de 2016
Dia de volta às aulas: depois de um curto período de férias, a série Santa Rita retoma suas lições de técnicas culinárias (beeem explicadinhas!). O tema de hoje é multiuso: sabendo preparar o roux, um espessante clássico da culinária francesa, você fica automaticamente credenciado a fazer molhos como o bechamel, o clássico molho branco; já o molho branco é a base de um punhado de receitas deliciosas, do creme de espinafre ao suflê de cenoura. Entendeu por que essa técnica vai ser muito útil na cozinha?
O roux – pronuncia-se “ru” – é uma mistura de manteiga e farinha de trigo. A técnica consiste em unir os dois ingredientes na panela, até a farinha cozinhar e perder aquele sabor de massa crua, sabe? No vídeo, ainda tem dica para reaproveitar o roux que passou do ponto, tem truque para consertar o molho que empelotou, tem até como retomar o processo caso você pare pela metade. Mas, ei, e o amido de milho nessa história? Ele é um espessante bastante usado na cozinha oriental, mas aqui a gente prefere usá-lo para fazer mingau! Molho branco que é molho branco não leva amido na receita.
Ah, primeiro dia de aula tem tarefa de casa, viu? A gente é exigente... Para treinar a técnica do roux e do molho bechamel, aposte em receitas como o suflê de cenoura ou a famosa lasanha à bolonhesa do Panelinha – ou nas outras receitas sugeridas no próprio vídeo.