Saiba tudo sobre o livro 'Cozinha a quatro mãos'
Por Rita Lobo - 04 de setembro de 2018
Cozinha a quatro mãos foi pensado para os casais que querem manter uma alimentação saudável. No livro, você vai encontrar receitas para jantares rápidos e também vai aprender a planejar o almoço do dia a dia e a marmita para levar para o trabalho. Tem ideias de brunch para receber os familiares e sugestões para o happy hour com os amigos. Ou seja, tem de tudo. E o mais legal do livro é que todos os cardápios vêm com plano de ataque – um guia com instruções detalhadas para que cada refeição seja preparada a quatro mãos, em menos tempo e sem pesar para ninguém.
Compre o livro
Mais do que um livro de receitas, é um guia para resolver A equação da comida de verdade na mesa dos casais.
Você vai encontrar dicas para elaborar a lista de compras e armazenar os alimentos, orientação para escolher utensílios e aprender muitos truques para economizar. Cozinhar vai virar programa a dois!
Além do livro, Cozinha a quatro mãos é também série no canal Panelinha no YouTube.
Clique e assista no canal Panelinha no YouTube
1. O Grande Plano
O livro é dividido em quatro capítulos. No primeiro, mais conceitual, você vai entender a importância de, desde o início da vida a dois, transformar a alimentação em assunto da casa, dos dois. Com isso em mente, é hora do casal aprender a classificação dos alimentos por grau e propósito de processamento, para saber diferenciar comida de verdade de imitação de comida – o mercado está cheio de pegadinhas para confundir as pessoas!
Um ponto importante: este livro conta com a consultoria nutricional do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), coordenado pelo professor Carlos Monteiro. Isso quer dizer que todas as informações sobre alimentação saudável são embasadas cientificamente.
Saiba mais sobre a parceria Panelinha + Nupens/USP.
Ainda no primeiro capítulo, tem muito conteúdo prático:
- Como planejar o cardápio da semana
- Como montar a lista de compras
- Como armazenar os alimentos da melhor maneira
- Qual o arsenal básico de utensílios para cozinhar
- Como fazer marmitas gostosas
- O que é plano de ataque
2. Jantares rápidos
No segundo capítulo, vamos resolver o jantar pá-pum. São quatro estruturas de cardápio com inúmeras possibilidades de variação. Cada cardápio, elaborado com receitas rapidíssimas, vem com: lista de compras, plano de ataque, estratégias de reaproveitamento e de variação.
No plano de ataque, as tarefas já vêm divididas: cada um vê o que tem que fazer para o jantar ficar pronto!
Você vai perceber que esses cardápios são fórmulas: a ideia é dar autonomia para você conseguir ir variando e não deixar o jantar cair na rotina.
Risoto a jato + grelhado
Neste cardápio, quem tem medo de panela de pressão aprende o jeito seguro de usar o equipamento. E tem mais: você vai aprender como preparar grelhados perfeitos.
Ensopado + acompanhamentos descomplicados
A base é uma receita espertíssima (e bem perfumada) de ensopado rápido de frango. O segredo é variar os acompanhamentos. Você vai ver como uma despensa bem pensada, com bons atalhos culinários, é grande aliada dos cozinheiros!
Omelete recheado + assados práticos
Essa fórmula é a prova de que jantar pá-pum não precisa ser basiquinho. Vamos preparar omeletes recheadas de causar comoção! E, para acompanhar, legumes assados. São preparos práticos e que deixam a refeição completa.
Macarrão + molho
Sério, você não vai acreditar no que vai acontecer com o seu repertório de receitas de macarrão: são tantas ideias descomplicadas que, aposto, você nunca mais vai repetir o sabor da massa.
Sobremesa: frutas quentes
Quem come comida de verdade tem direito à sobremesa. Para terminar o capítulos dos jantares rápidos, mostro que frutas podem, sim, virar sobremesas deliciosas. Elas passam por métodos de cozimento e são grelhadas, assadas ou flambadas. Você vai se surpreender.
3. Pê-efe para o almoço
Este capítulo vale por um curso de especialização em planejamento! Você vai ficar craque em cozinhar a mais para porcionar e congelar. (Não precisa cozinhar do zero em todas as refeições!) Com pê-efe (ou prato feito) no almoço, você vai descobrir que a elaboração do cardápio semanal fica muito mais simples. Além de receitas deliciosas, você vai aprender quais grupos de alimentos devem estar presentes nas refeições e saber por que essa combinação de arroz, feijão, legumes e carnes é tão saudável. São conceitos nutricionais que vão deixar a sua alimentação balanceada e saborosa.
Arroz e feijão
Antes de chegarmos no pê-efe completo, você aprende tudo sobre o preparo, armazenamento, congelamento e descongelamento dessa dupla tão essencial na nossa alimentação. Em seguida, apresento quatro opções de pê-efes bem variados para você ir pegando o jeitão.
Pê-efe: carne
Carne moída com mandioca assada + arroz com queijo de coalho grelhado + feijão-preto com tomate e folhas de coentro + salada de verdes
Pê-efe: peixe
Roseta de peixe com farofa de quiabo + arroz-cateto integral + lentilha + salada de verdes
Pê-efe: porco
Escalopinho de lombo com bacon e sálvia e couve-flor grelhada + arroz com cenoura + feijão-branco com molho de tomate + salada de verdes
Pê-efe frango
Coxa e sobrecoxa assadas com laranja + arroz com curry + feijão com beterraba + salada de verdes
Sobremesas: frescurinhas para frutas frescas
Encerrar a refeição com uma fruta fresca é a escolha mais saudável de todas! Uma fruta madura, do jeito que veio ao mundo, já é uma delícia. Mas dá para deixar o que é bom ainda melhor. Para fechar o capítulo do pê-efe tem ideias incríveis para transformar a fruta fresca em uma sobremesa especial.
4. Para receber em casa
Uma vez que você pegou gosto pela cozinha, não dá para manter isso em segredo: é hora de abrir a casa e receber pessoas queridas! Neste capítulo, montei três cardápios para três ocasiões diferentes: um café da tarde, um happy hour e um brunch! E para terminar, ensino o preparo de três sobremesas clássicas.
Antes dos cardápios, preparei um checklist que vai facilitar a vida de quem gosta de receber. Ali você prevê tudo o que pode acontecer, organiza tudo de que precisa e fica tranquilo porque sabe que vai dar certo. Planejamento não é para estressar, é para deixar a vida mais fácil.
Café da tarde
Bolo de iogurte com creme batido + biscoitinho de parmesão + chá gelado + chá quente + café
Happy hour
Carne louca desfiada + castanhas perfumadas + queijinho de iogurte + pães e torradas + ponche com abacaxi, laranja e gengibre + gim fizz
Brunch
Rabanada salgada + mimosa + salada de duas frutas + crudités + salada grega + geleia de maracujá com pimenta + café e leite
Sobremesas clássicas
Pudim de leite
Brownie de chocolate
Cocada de forno
Parceria entre o Panelinha e o Senac, Cozinha a quatro mãos faz parte da coleção Já pra Cozinha, que apresenta soluções para manter a alimentação saudável em cada fase da vida. Compre também: 'Comida de bebê, uma introdução à comida de verdade'.