Rita, Help!: sopa de cevadinha
Por Rita Lobo - 30 de outubro de 2012
E já estamos no 6º episódio de Rita, Help!. Passou tão rápido... O Gustavo está mais independente a cada semana e quase não pede minha ajuda. Mas essa vez, como ele mesmo disse, o desafio foi nível 10: sopa de cevadinha e músculo. Receita de avó! Em alguns passos, o Gustavo está confiante até demais: olha o tamanho dos pedaços de cenoura... Mas outras coisas ele fez tão direitinho - que orgulho! Cozinhou até usando panela de pressão, que muita gente mais experiente morre de medo. E parece que o resultado ficou ótimo... Nessa onda de fazer comida de verdade, ele foi ao mercado e à feira e acabou comprando muito, mas muito salsão. Usou uma pequena parte e sobrou um monte.
Eu adoro salsão, acho um ingrediente super versátil. E tem uma preparação que nem precisa de receita: é só colocar talos cortados em pedaços de 5 cm de salsão em um refratário, regar com água (sem cobrir!) e colocar por cima fatias grossas de queijo branco. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de azeite e leve ao forno até o queijo bronzear, cerca de meia hora.
Gosto também de uma saladinha de cogumelos-de-paris frescos e fatiadinhos, com pedacinhos de salsão cortados na diagonal, lascas de queijo parmesão e azeite. Um pouquinho de limão, uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora e pronto. Outra receitinha deliciosa — uma das minhas favoritas! — é a clássica salada Waldorf, que leva maçã verde, salsão picadinho, nozes e molho de maionese. Essa te conto outro dia... Você tem ideias do que o Gustavo pode fazer para aproveitar o salsão?
Esse é o sexto de uma série de oito episódios que serão postados semanalmente aqui no blog.
O Panelinha conta com o apoio educacional do Senac São Paulo.