Risoto especial

Risoto especial
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de julho de 2012


Já comentei no blog que a abóbora anda em alta. Esse ingrediente-curinga ganhou até um post especial há algumas semanas. Hoje a abóbora está de volta na receita de risoto de abóbora assada que fiz para a sessão Panelinha na revista LOLA do mês passado.

Seja para um jantar a dois, ou cheio de amigos, ou mesmo para animar o dia a dia, risoto é uma ótima opção. Além de quase todo mundo gostar, ele é ideal para jogar conversa fora, entre um gole de vinho e outro, enquanto está sendo preparado. O de abóbora, como você vê na foto, ainda fica com um visual superatraente.

Para a revista, também ensinei a receita de dois caldos tradicionais e que melhor combinam com o risoto: o caldo de galinha e o caldo de legumes caseiros. Eles são essenciais para dar sabor e aroma às receitas (o perfume que o risoto de abóbora deixa pela casa é irresistível!). Também servem de base para outras preparações, como sopas e molhos.

Risoto de abóbora assada

Serve: 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos + 50 minutos para assar

Para a abóbora

Ingredientes

1 kg de abóbora japonesa
10 folhas de sálvia
6 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

2. Como a abóbora é difícil de descascar, o melhor é já comprar cortada – feiras e supermercados oferecem bandejas com cubinhos. Caso contrário, depois de lavar, numa tábua, corte ao meio e descasque com cuidado; retire as sementes e as fibras com uma colher e descarte; corte em cubos de cerca de 2 cm.

3. Lave e seque bem as folhas de sálvia. Descasque os dentes de alho.

4. Numa assadeira, de preferência antiaderente, disponha os cubos de abóbora, as folhas de sálvia e os dentes de alho inteiros.

5. Regue com o azeite, tempere com sal, pimenta-do-reino e misture bem para envolver todos os ingredientes. Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até dourar. Depois de meia hora, vire os cubos com uma espátula para que dourem por igual. Retire do forno e reserve.

Para o risoto

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz para risoto
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 l de caldo de legumes (ou de frango)
1 colher (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

1. Numa panela, coloque o caldo e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo.

2. Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola picada, até ficar transparente, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

3. Junte o arroz e misture bem. Adicione o vinho branco e mexa até evaporar.

4. Aumente o fogo e coloque uma concha de caldo. (A partir desse ponto, o risoto leva cerca de 15 minutos para ficar pronto.) Mexa o arroz até secar o caldo secar e repita o procedimento, de concha em concha. Quando o caldo estiver terminando, ou os 15 minutos tenham passado, verifique o ponto do arroz: ele deve estar cozido, mas ainda resistente no meio do grão, al dente. Caso não esteja no ponto, acrescente mais caldo e continue o procedimento.

5. Quando estiver no ponto, desligue o fogo. Acrescente mais um pouquinho de caldo (para o risoto não ressecar) e junte a abóbora assada e todo o conteúdo da assadeira. Por último, misture a manteiga, o queijo ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

6. Prove antes de servir e corrija o tempero (lembre-se de que o caldo não leva sal). Com uma concha, divida em 4 pratos. Se quiser, regue com mais um fio de azeite e sirva imediatamente.

Foto: Romulo Fialdini para a revista LOLA