#ReceitasQueBrilham: Dia das Crianças na cozinha

#ReceitasQueBrilham: Dia das Crianças na cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de outubro de 2015


Crianças, atenção: o cardápio de hoje foi pensado para vocês. Um banquete infantil, com direito a entrada, prato principal e sobremesa no capricho. Só que tem um detalhe: vocês vão precisar ajudar.

(Ok, pode ser que a cozinha fique um pouco mais bagunçada do que deveria. Mas, senhores pais, o ganho de colocar as crianças em contato com os alimentos desde cedo é muito maior. Eles aprendem a fazer escolhas mais saudáveis. E, depois, podem ajudar a arrumar a cozinha... Isso também não faz mal a ninguém!)

Então, crianças, pensei em receitas que formam um cardápio bem gostoso e que também incentivem todos a colocar a mão na massa. Mas, antes de começarmos, vamos fazer um combinado? Mesmo que você ache que não vai gostar, tem que participar - e experimentar também. Não estou dizendo que você precisa gostar, mas tem que provar, até para poder dizer o que exatamente você não gostou. E todo mundo pode ajudar. Até as crianças menorzinhas: elas ficam responsáveis por lavar a salada.

Peraí. Salada?
Calma, garoto! Tem um truque muito maneiro. A gente vai servir tudo picadinho, porque fica mais fácil de comer. Vai um pouquinho de tudo em cada garfada: cenoura, pepino, beterraba, tomate, alface e até ovo de codorna. E todas as comidinhas juntas formam um sabor delicioso.

Agora sim, vamos ao prato principal? Vai ser uma massa. As crianças amam macarrão na manteiga! Desta vez, porém, vamos trocar o espaguete pelo nhoque e a batata pela ricota. Por ser mais firme do que a batata, a ricota deixa a massa mais fácil de modelar. Sim, vai ser um nhoque de ricota na manteiga.

Vai ser tipo brincar de massinha?
É isso aí: as crianças vão ficar na linha de produção. Não disse que todo mundo poderia ajudar? O primeiro passo é quebrar os ovos, um de cada vez, depois misturar com a ricota e um pouco de queijo ralado (a receita certinha está no link abaixo). Aí vai farinha, sal e... Mão na massa! Quando estiver bem lisinha, a massa precisa de descanso. Exatos 15 minutos. Olha que coincidência: tempo certinho pra arrumar a bagunça feita até agora.

Hora de modelar: separe uma porção de massa, enrole do tamanho de uma bola de gude e achate levemente. Está pronto o primeiro nhoque. Ficou com preguiça de fazer um por um? Tem outro jeito: pegue um punhado de massa, enrole até formar uma cobrinha e corte em pedaços de uns 2 cm. Use uma faca sem serra nem fio, daquelas que a gente sempre reclama que não está cortando o bife na mesa. Aliás, acho que nem precisaria dizer, mas não custa lembrar: quanto tem criança na cozinha, precisa de supervisão o tempo todo. Inclusive, de preferência, mantenha os pequenos longe de facas, tigelas de vidro e outros materiais pesados e que quebrem, e, principalmente, bem longe do fogão com panela cheia de água fervendo.

Já na hora de fazer o molho, melhor deixar os adultos no manuseio das panelas. Vamos dourar os nhoques cozidos numa frigideira com manteiga e, depois, juntar um pouco da água do cozimento. Na receita, você vai ver que minha sugestão é mexer a frigideira em movimentos circulares, em vez de mexer com a colher. Assim, água e a manteiga se misturam e formam um molho encorpadinho, delicioso. Pra finalizar, você ainda pode acrescentar parmesão ralado, folhas de manjericão e até tomatinho-cereja.

#DicasQueBrilham - a frigideira de aço inox com fundo triplo é ideal para dourar os nhoques e, logo em seguida, preparar o molho. Ela distribui e mantém melhor o calor, por isso, leve do fogão à mesa e sirva o nhoque bem quentinho!

Você ainda não contou qual é a sobremesa…
Pois é, vamos de saudável 100% ou total gulodice? Já sei: meio a meio! Vai ter fruta, uma banana, só que dourada na frigideira e servida com um delicioso merengue. Topa? Ué, já não tínhamos combinado que tem que participar e experimentar? Acredite, você vai adorar!

Cardápio para o Dia das Crianças:
Salada picadinha
Nhoque de ricota
Banana dourada com merengue

Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha