Receita pro fim de semana: torta de banana
Por Rita Lobo - 24 de agosto de 2020
Se a ideia é ter uma programação para o fim de semana, nada melhor do que uma receita inimiga da pressa, para você curtir a cozinhança. E a torta que abre o projeto Receita pro Fim de Semana foi escolhida a dedo. Essa torta de banana tem efeito duplo: acalma quem prepara e alegra quem experimenta.Tudo é caseiro, da massa crocante ao recheio cremoso de doce de banana. E cada etapa vale por uma sessão de terapia.
Conheça o projeto Receita pro Fim de Semana
RECEITA PRO FIM DE SEMANA: TORTA DE BANANA
Ao longo da semana, você acompanha no @Panelinha_RitaLobo no Instagram e no grupo Receita pro Fim de Semana no Facebook a conversa em torno dos preparativos para cozinhar com a turma que aceitou esse convite. Aqui, encontra a lista de compras e os bastidores da receita e dicas da equipe da @cozinhapanelinha.
Lista de compras
- 6 bananas nanicas maduras
- 3 ovos
- Farinha de trigo (cerca de 250 g)
- Manteiga (cerca de 100 g)
- Açúcar (cerca de 50 g)
- Açúcar mascavo (70 g)
- Fermento em pó (½ colher de chá)
- Amido de milho (1 colher de sopa)
- Canela em pó (uma pitada)
Você vai precisar de
- Fôrma de fundo removível de 24 cm
- Tigelas (pequena, média e grande)
- Filme plástico (ou sacos plásticos de alimento, para abrir a massa)
- Rolo de macarrão (ou garrafa de vinho vazia e limpa, para abrir a massa)
- Panela média
- Tábua, faca e xícaras e colheres medidoras
Bastidores da receita
Adoro doce de banana. Sozinho, ele já é delicioso. Mas e como recheio de uma torta com a massa perfeita? Além de ganhar o contraste com o crocante da massa, fica lindo – parece embalado para presente. Com essa lógica, fomos construindo a receita pensando na combinação de sabores e texturas e também em como criar camadas de acessórios culinários, detalhes que deixam o prato mais interessante e bonito.
Pode parecer superficial, mas não é: a apresentação faz diferença. Comer não é só ingerir nutrientes – tem uma ligação central com prazer, com curtir o processo, do preparo do alimento ao momento de comer e compartilhar com quem está perto.
Bom, e como deixar a torta ainda mais bonita? Uma delicada trancinha de massa forma um acabamento lindo na borda. E os furinhos na tampa da massa, além de liberarem o vapor durante o cozimento, dão aquela cara clássica de torta que fica esfriando na janela nos contos infantis.
Increva-se no canal Panelinha no YouTube
Para servir, usamos o conceito dos acessórios culinários, aquele toque a mais que transforma a receita e que quando você aprende como funciona quer colocar em tudo. Aqui, vai creme batido e praliné de castanha-de-caju perfumado com laranja.
Dicas da cozinha
A equipe da @cozinhapanelinha conta alguns segredinhos que fazem toda a diferença no preparo:
Por que banana nanica? Por ter mais água e ser bem docinha, rende um recheio mais cremoso.
Pode variar as especiarias. Canela combina demais com banana, mas se quiser variar, experimente cardamomo ou cravo em pó.
Abrir a massa. A massa doce é um pouco mais difícil de abrir, por isso preste atenção a dois detalhes. 1. O tempo de descanso na geladeira é importante (resista à tentação de pular essa etapa). 2. Vamos abrir a massa entre dois plásticos (pode ser filme, pode ser saco plástico para alimentos), assim ela racha menos e é mais fácil manusear.