Pontinhos verdes
Por Rita Lobo - 04 de outubro de 2012
Quem é freguês aqui já conhece o meu risoto na pressão. Acho a preparação tão sensacional que decidi estrear a segunda temporada de Cozinha Prática com ela. E também para provocar um pouco quem acha que não podemos pegar atalhos... A cozinha é um lugar tão generoso que acolhe todo tipo de gente. Para usar o risoto como exemplo, sei que muita gente usa caldo de cubinho na preparação; eu não suporto. E não só por uma questão conceitual, o gosto é ruim, mesmo. Acho melhor usar água. Mas gosto é gosto. Outros, acham que risoto além de só poder ser feito com caldo caseiro não pode ser preparado de outra maneira que não a tradicional — que vai juntando concha por concha de caldo e misturando até secar. Tem gente ainda que usa arroz agulhinha com creme de leite e chama de risoto. Enfim, na cozinha tem espaço para todo tipo de paladar.
É possível que um gourmet mais tradicional ache o fim da picada uma pessoa preparar um risoto na panela de pressão. E eu mesma achei estranho quando ouvi falar nesse preparo. Mas não por preconceito ao método. Só achei que não iria dar certo. Mas funciona. Por isso, está aqui no Panelinha!
A graça dessa receita é que ela fica pronta num piscar de olhos. Na pressão, o risoto cozinha em 3 minutos. Ou menos. Há uma pequena variação de panela para panela. Se você for fazer a preparação pela primeira vez, talvez valha a pena desligar depois de 2 minutos e meio — e aí dê o ponto com a panela aberta. Assista ao programa e você vai ver como é feita a finalização do prato.
Aqui no blog eu quero destacar um outro ponto do programa. Aliás, vários pontinhos verdes. Estou apaixonada por ervilhas frescas congeladas (por mais contraditório que isso possa soar: é fresca ou é congelada?). Elas são tão práticas quanto as enlatadas, porém muito mais saborosas e saudáveis. Não tem muito a ver com os grãos já secos, que tem boas características, mas zero de frescor.
Em função do tamanho delas, podem ir do congelador direto para a panela. Seja qual for a receita. E aqui no Panelinha há uma porção delas.
São dois tipos de massa, uma para adultos, com bacon, e outra para crianças, mais leve, com peito de peru. Tem também duas opções de sopa, uma fria e refrescante, a outra, quente e mais nutritiva (com caldo de carne). Há um arroz branco, básico, e o nosso risoto, estrela da estreia dessa segunda temporada do Cozinha Prática. Volto a lembrar que o programa mudou de horário. Agora ele começa às 20h45. E depois a gente vê a novela!