Páscoa orgânica
Por Rita Lobo - 22 de março de 2010
Já era para o clima ter refrescado, estamos entrando no outono. Mas parece que a Páscoa este ano vai ser quente. Em vários sentidos. Além do calorão, há uma enorme variedade de ovos, e também de chocolates, disponíveis no mercado. Digo também de chocolates porque a freguesia aqui do Panelinha vê em qualquer data comemorativa motivo para entrar na cozinha. À medida que o Domingo vai se aproximando, os leitores começam a retirar das gavetas as fôrmas para fazer os ovos com as próprias mãos.
A grande diferença entre um ovo bom e um ruim é, basicamente, o chocolate. Basicamente porque o manuseio também pode interferir no resultado. Um chocolate mal trabalhado fica opaco, sem brilho, até mesmo esbranquiçado. E antes que a coisa fique preta, começaram a chover e-mails com pedidos de dicas e receitas.
Os supermercados já estão cobertos de ovos de Páscoa. E as chocolaterias expõe os ovos feito jóias. Para mim, a grande novidade, este ano, é o lançamento da marca Amma Chocolate. Já ouviu falar? Já comeu? Ai, ai, ai. Problemas. Eu que não sou chocólatra, virei. O chocolate ao leite não é doce, tem sabor de chocolate, não de açúcar. A textura é aveludada, o sabor é rico e delicado ao mesmo tempo. Bom, vou parar por aqui porque sou meio avessa a essas descrições de comida. Mas o chocolate é realmente especial.
Eu comprei uma barra no Suplicy, onde tomo o meu cafezinho pela manhã. Precisei voltar à tarde, e não foi para tomar outro café. Antes que você pense que me descontrolei, explico que a barra tem apenas 80 g. Dá para comer numa tacada só.
O chocolate é feito de maneira orgânica, com grãos de cacau de fazendas no sul da Bahia, de propriedade de Diego Badaró, um dos sócios da marca. O outro é Frederick Schilling, americano, fundador Dagoba Organic Chocolate, uma das maiores fábricas de chocolate orgânico dos Estados Unidos.
O sabor do chocolate é incrível e, ao que parece, a marca tem gosto por sustentabilidade. É missão da jovem empresa cuidar de maneira sustentável de todos os passos da cadeia de produção. Eles querem garantir a integridade ecológica. Nós estamos torcendo.