Para a gente nunca terminar

Para a gente nunca terminar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de junho de 2012


Por isso a gente acabou é o nome de um livro que eu não li. Talvez nem leia. Mesmo assim, ele é o ponto de partida desta série de posts especiais para o Dia dos Namorados. Não sei se dá para dizer que esse seja um bom começo: um livro sobre o fim de um relacionamento juvenil – e que nem foi lido. Que homenagem aos namorados! Mas vamos ver no que vai dar.

Na mesma semana, ganhei dois exemplares do livro: um em português e o outro, no original, em inglês. Os dois volumes ficaram me rondando. (É curioso como na minha casa livros criam pernas.) Aonde eu ia, tinha sempre um deles pronto para dar uma piscadela para mim. Aos poucos, fui folheando as páginas e, feito criança, li todas as ilustrações. Maravilhosas. São da incrível Maira Kalman – que também ilustrou a última edição norte-americana de Regras da Comida (Food Rules), de Michael Pollan (mostrei no primeiro episódio do Cozinha Prática, você viu?). O texto é de Daniel Handler, autor da coleção Desventuras em Série, sob o pseudônimo de Lemony Snicket. E o livro foi publicado aqui pela Cia das Letras.

Na foto do livro – naquele momento deitado na cadeira na sala – você vê uma caixa azul na contracapa. Pois foi nela que a personagem principal colocou uma série de objetos que, em algum momento, tiveram significado para ela e o ex-namorado. Tampinha de cerveja, ingresso de cinema, e assim por diante. A partir de cada um deles, ela vai contando ao garoto os motivos pelos quais terminaram. O livro é uma longa carta que a personagem entrega ao ex, junto com a caixa de memorabília da relação. Com a devolução dos objetos, ela tenta colocar um ponto final na história.

Mesmo sem ler o livro, já fiquei com um aperto no coração. Fim de namoro é sempre tão angustiante. Acho que com ímpeto de tirar correndo essa sensação do corpo, imaginei logo o contrário, um baú repleto de objetos para alimentar a relação, para a gente nunca terminar.

Pronto, essa imagem foi a motivação para fazermos o nosso especial de Dia dos Namorados, com um baú de receitas para cozinhar e comer a dois. Com a equipe do Panelinha, montei uma cardápio com sugestão de drinque, entrada, prato principal e sobremesa, todas testadas e fotografadas.

Para inspirar você a cozinhar com o seu amor, além das receitas, do nosso baú saem imagens em tons de vermelho, com louças, velas, tudo para deixar a cozinha linda e a mesa cheia de charme.

Navegue pelo nosso especial de Dia dos Namorados e tire do seu baú ideias, desejos e lembranças para alimentar a relação a dois. Feliz Dia dos Namorados!

Fotos: Gilberto Oliveira Jr