O especial Especiarias no #BlogPitadas
Por Rita Lobo - 31 de março de 2016
Parece frase de efeito de propaganda da tevê, mas é verdade: as especiarias trazem o sabor da natureza para perto. E, em seguida, fazem viajar: com cominho e canela, a gente chega até o Marrocos. Conhece o zatar? É uma mistura de sumagre, gergelim e tomilho seco, bem libanesa. Se tem curry por perto, então tem Índia na certa. Com pimenta caiena, ay!, dá pra sentir uma brisa caribenha.
Quem acompanha o Panelinha sabe que, por aqui, as especiarias fazem sucesso. Bobeou, a gente salpica um pozinho mágico. E se a gente ainda não te convenceu a fazer o mesmo… Vai ser agora!
Veja também: Especiarias foi tema de episódio do Cozinha Prática.
O #BlogPitadas está fazendo um mergulho no mundo das especiarias durante duas semanas. O especial 10 Especiarias nota 10 já começou e é praticamente um curso de iniciação ao uso dessas raízes, sementes e cascas secos – não confundir com ervas, que são folhas, sejam frescas ou secas. Em pó, ou inteiras, as especiarias são usadas em pequenas quantidades, mas têm o poder de transformar o sabor de uma caçarola inteira de comida. Entre segunda e sexta você vê um post – e uma especiaria – por dia no Pitadas, com dicas para fazer a mágica na cozinha acontecer.
Quer um exemplo bobo? Outro dia, estava eu em casa preparando a salada de lentilhas com queijo feta e cebolas caramelizadas do Panelinha. Além do cominho que vai na receita, resolvi colocar canela e páprica defumada. E assim, com duas pitadinhas inventadas na hora, transformei o sabor de um preparo que já era bom demais – de quebra, surpreendi todo mundo na mesa (eu, inclusive), já acostumados ao prato.
A ideia é ir começando devagar, repensando os sabores do dia a dia, até provar receitas inusitadas, que são praticamente uma desculpa para usar especiarias – o ensopado vegetariano é uma delas. Quando você menos esperar, vai ter um punhado de potinhos coloridos incríveis ao alcance das mãos – e, mais importante, autonomia: assim vai se sentir pronto para experimentar novas misturas. Até, quem sabe, preparar o seu próprio curry em pó, por que não?
O curry amarelo, tempero indiano que é superfamoso, perfumado, poderoso!, está para os indianos como o feijão (e o brigadeiro!) para os brasileiros: cada um tem um jeito favorito de preparar. A mistura leva mais de dez especiarias. No livro Misturando sabores, assinado por Nelusko Linguanotto Neto, Renato Freire e Isabel Lacerda (Editora Senac), tem uma boa lista de ingredientes básicos: semente de coentro, cominho, cúrcuma, gengibre, mostarda, feno-grego, canela, cravo, cardamomo e pimenta-do-reino. O que deixa cada uma delas tão ou levemente diferente? A proporção. E aí, topa o desafio?
Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.