NYC num piscar de olhos

NYC num piscar de olhos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de maio de 2007


A Nina, Ninuska, essa moça compenetrada aí da foto, é quem testa as receitas, produz os pratos, escolhe as fotos e toca o dia-a-dia do Estúdio Panelinha. Mas esta semana ela está em Nova York. Foi passar uns dias de férias. E eu estou feliz da vida, pois acho que ela vai voltar cheia de idéias. Mas confesso que fiquei com um pouquinho de inveja. É, inveja. Uma semana em Nova York não me faria mal. E agora, não posso viajar. Mas, na aula de biologia, há uns 17 anos, aprendi que “o que difere o homem dos animais é a capacidade de lembrar do passado e planejar o futuro”. Por isso, vou tirar proveito da minha condição de ser humano.

Fecho os olhos e entro na Kitchen, Arts and Letters, uma livraria que, como você pode imaginar, é especializadíssima em livros de culinária e gastronomia. E os livreiros de lá sabem tudo. Tudo. Quero folhear o Paris Sweets: Great Desserts From the City's Best Pastry Shops, que por enquanto só vi pela Amazon. (Nina, juro que não é indireta!) A livraria fica lá em cima, na Lexington, entre as ruas 93 e 94, por isso, uma parada para almoçar no EAT se faz obrigatória.

Saladas incríveis, pães maravilhosos, sopas daquelas que aquecem a alma. (Meio brega, né? Mas é verdade.) É apenas uma deli, mas é a melhor deli do mundo. Com todas as comidinhas que a gente adora! Arenque, salmão defumado, pepino com dill, endívia com abacate, legumes grelhados, assados, salada de feijão-branco, de lentilhas, tabule, salada caprese, cogumelos-de-paris com alho-poró assado, salada toscana de pão, salada de batata com erva-doce... E isso não é nem a metade das saladas que ficam sorrindo para a gente no balcão. Depois tem as entradas frias, as quentes, os pratos principais... As sobremesas. Ah, as sobremesas. O EAT fica na Madison, entre as ruas 80 e 81. Isso significa que sou obrigada a caminhar uns 20 quarteirões até chegar lá. O que equivale a uma manhã inteira. É que o meu cartão de crédito adora passear na Madison e tenho que ficar entrando e saindo das lojas. E o sufoco que eu passo para controlá-lo? Mas o fato é que, mesmo que eu tivesse que andar mais 20, 30 ou 40 quarteirões como penitência (e se é para sofrer, que seja na Madison), eu não deixaria de comer pelo menos duas sobremesas. Raspberry tart, lemon tart, apple tart, chocolate cake, carrot cake, cheesecake. Abro os olhos.

Lembrei que a receita da cheesecake, que falei num outro post, já está pronta para ser incluída aqui no site. E sei que tem gente esperando.