Nem maçã faltou

Nem maçã faltou
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de junho de 2012


Muitas vezes por semana vou ao mercado. E não é incomum pessoas virem me pedir conselhos culinários, bem ali, no meio das gôndolas. Se tem uma queixa que quase toda mulher faz é a de não conseguir variar o cardápio. E é difícil, mesmo. Se a pessoa está controlando a balança, é peito de frango grelhado com salada dia sim, e outro também. Se não tem tempo, macarrão. E assim vai. Talvez um bom truque seja, justamente, variar as compras. Mas, para isso, você precisa ir ao mercado mais vezes.

Fiquei pensando nessas questões e cheguei à conclusão de que alguns alimentos sofrem preconceito. É o caso da carne de porco. Quer dizer, tem gente que ama, tem gente que não pode comer por motivos religiosos, mas muita gente simplesmente foge dela como o diabo foge da cruz. Medo das doenças... Mas as técnicas de criação suína evoluíram tanto nos últimos 20 anos que esse receio não faz mais tanto sentido.

No Cozinha Prática inédito desta noite decidi levar ao forno uma mistura de perfumes para ninguém botar defeito. Maçã, cebola, alho e alecrim, todos juntos para assar o prato em destaque: costelinha de porco com crosta de castanha-de-caju. De certa maneira, aquela imagem do porquinho com uma maçã na boca foi a minha inspiração...

Para completar a cartela de aromas irresistíveis, ainda temperei a costelinha com geleia de laranja. Você vai aprender esse truque valioso e vários outros no episódio, que ainda traz repolho grelhado como sugestão de acompanhamento. Esse ingrediente, para o qual muita gente torce o nariz, vai ganhar uma apresentação chiquérrima. Não deixe de ver!

E como já virou tradição aqui no blog, depois que o programa for ao ar, eu conto todos os detalhes do episódio (ingrediente-curinga, utensílio indispensável, dica de leitura, trilha sonora...)

Horários do Cozinha Prática, no GNT

Inédito: quinta, às 21h15

Alternativos:

sexta – 08h45 / 13h15
sábado – 12h
quinta – 18h45
Cozinha Prática / GNT / Globosat

Foto Charles Naseh