#NatalPanelinha: fica, vai ter Bolo de Reis!

#NatalPanelinha: fica, vai ter Bolo de Reis!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de dezembro de 2015


O Natal, assim como todas as festas religiosas, é marcado por rituais. Tem dia certo para montar a árvore, tem a ceia da véspera, tem o almoço do dia 25... Para todas elas a gente pensou em novas receitas, dicas e ideias de decoração, que vêm sendo publicadas aqui no blog e no Pitadas desde o início de novembro. Mas o Natal não termina em dezembro, e sim no dia 6 de janeiro, o famoso Dia de Reis. É dia de desmontar o presépio, guardar as bolas de Natal e… Servir um belo bolo de Reis, receita portuguesa. Ah, essa parte é ótima – e é claro que a gente não ia deixar fora do especial #NatalPanelinha.

O bolo de Reis – veja aqui a receita! – é perfumado, tem texturas interessantes e um visual todo festivo. Na massa vão amêndoas, frutas secas e cristalizadas, mais cobertura de glacê e ainda mais castanhas e frutas na decoração – tem até casca de laranja cristalizada, que é totalmente charmosa. E tem o recheio... Ah, esse é surpresa!

Não, não é que eu não queira contar, eu até conto. A surpresa mesmo é justamente encontrar o “presente”: uma fava, ou uma moeda, ou uma mini-imagem de louça, que é colocada na massa e vai aparecer em apenas uma fatia. O sortudo pode ficar tranquilo, porque o mimo simboliza um ano ótimo – presentão, vai! Mas tem que pagar prenda: o presenteado fica sabendo que o preparo do próximo bolo de Reis é dele!

Na versão Panelinha, a surpresa é um anis-estrelado, pintado de dourado com corante alimentício (que você encontra com o nome de ‘pó para decoração’). Mais charmoso do que uma fava, concorda? O glacê é fácil de fazer e dá um efeito nota mil. Daí é só salpicar frutas secas e castanhas sobre o bolo – mas é essencial fazer isso com o glacê ainda úmido, que vai servir de cola para esses enfeites.

Se você ainda não adotou este ritual e chegou até o final deste texto, é porque gostou da ideia, acertei? E então, vamos de bolo de Reis neste Natal?

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani