#NatalPanelinha: biscoito de vinho para presente

#NatalPanelinha: biscoito de vinho para presente
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de novembro de 2015


Sempre digo que cozinhar é libertador. Para começar, você não depende de ninguém para jantar – decide o que quer comer, prepara e come. E mais: tem total controle sobre a qualidade dos alimentos, o asseio da cozinha, a quantidade de sal, a ausência de realçadores de sabor, estabilizantes e todos os outros aditivos usados nas formulações industriais (que muita gente chama de comida). É ou não é libertador não depender da lasanha congelada para jantar em casa?

Dominar o forno e o fogão tem ainda uma vantagem extra: a pessoa é capaz de fazer o presente de Natal com as próprias mãos. Acha pouca coisa, bem? Ah, então imagine receber essa latinha da foto com biscoitos caseiros feitos por mim? Se você preparasse para mim, eu iria adorar! Em tempos de biscoito recheado, ganhar esse presente é puro luxo. Olha aqui a receita do biscoito de vinho. (Pode contar que é minha!)


No #NatalPanelinha você vai ver algumas dicas de comidas que se transformam em presente de Natal. Não é de hoje que a gente apoia essa ideia, que tem um quê de hipster, outro de sustentável, verdade. Mas aqui não tem causa, nem bandeira: é apenas um gesto de delicadeza que combina com a data.

Agora, esse biscoitinho da foto é tão maravilhoso que mesmo quem não está buscando ideias de presentes deveria experimentar. O sabor de fundo do vinho e a crocância da castanha-de-caju dão a ele um sabor de Natal tropical. E ainda é facílimo de preparar! Juntou os ingredientes, misturou, enrolou os biscoitos, assou. Mas tem dois truques: usar manteiga em temperatura ambiente (em vez de gelada) e polvilhar o açúcar de confeiteiro logo que o biscoito sai do forno, para que ele absorva melhor a decoração.

+Ideias de comidas que viram presentes:
Pão de mel
Bolo inglês na fôrma
Doce de banana na louça
Conserva de pimenta no vidro reciclado

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani