Molho para salada

Molho para salada
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de abril de 2010


Tomate é um item que não pode faltar na minha mesa. Eu gosto, as crianças amam. Sem tempero, já é gostoso. Com um fio de azeite e uma pitada de sal, melhor ainda. Balsâmico também fica ótimo. Umas folhas de manjericão também vão bem. E basta uma mussarela de búfala para virar caprese. Mas isso todo mundo sabe, não tem novidade nem experimentação.

Acontece que sirvo tomate quase todos os dias. Então, vivo pensando em novas maneiras de temperá-lo. Sabores asiáticos, por exemplo, como shoyu ou missô, para o meu paladar, não combinam muito com ele. Mesmo se for uma salada de tomate com pepino, o rei das saladas japonesas. O problema é que, para mim, pepino não combina com temperos italianos, com balsâmico, azeite e manjericão, ideais para o tomate. Quer dizer, com azeite, sim; com os outros é que não.

Pois bem, o casamento perfeito de sabores para um molho de salada de tomate com pepino aconteceu justamente no meio. Nem na Itália, nem no Japão. Foi o toque de um ingrediente típico do Oriente Médio que transformou uma saladinha cotidiana em uma entrada dos sonhos.

Quem acompanha o blog deve se lembrar da salada de trigo, que demorei anos para conseguir a receita. Ela é divina, mas a composição do molho é bem estranha. Pelo menos para mim. Leva extrato de tomate, um ingrediente que quase nunca uso. Leva também xarope de romã e limão. E fica incrível. Logo, tomate combina com romã.

A partir dela, pensei num molho de salada que tivesse como base azeite e limão para ganhar todo o perfume do xarope de romã. Ficou luxuoso. Para a salada, na primeira vez, usei apenas tomate-cereja e pepino japonês em rodelas. Depois, fiz com tomate comum, picadinho, sem pele e sem sementes. Ficou melhor ainda. O pepino também pode ser em cubinhos, sempre com a casca, que nos protege da indigestão. Depois de temperar a salada, deixe descansar um pouquinho para absorver bem o sabor. O xarope de romã pode ser encontrado em lojas de produtos árabes. A receita do molho está a seguir.

Molho de xarope de romã para salada de tomate com pepino
Serve 4 porções

Ingredientes

2 colheres (sopa) de suco de limão
1 ½ colher (sopa) de xarope de romã
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Esprema e coe o limão. Misture o suco numa tigelinha com o xarope de romã. Com um batedor de arame (fouet) vá batendo o azeite, que deve ser incorporado aos poucos para ficar bem emulsionado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Regue sobre uma salada de tomate com pepino e misture bem.