Meu naked favorito

Meu naked favorito
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de agosto de 2014


Esta é, possivelmente, a receita mais longa que já escrevi. Também leva tempo para o bolo ficar pronto. Dá um certo trabalho, mas não é difícil de fazer. O segredo é aproveitar que as camadas podem – e devem! – ser preparadas em etapas.

Num dia, faça o creme – que dorme na geladeira. No outro, a massa e a montagem. E a cobertura você pode preparar com até 10 dias de antecedência, acredita? Tem porém um segredinho: precisa esfriar completamente, antes de tampar e levar à geladeira.

Originalmente este bolo, um dos meus favoritos para comemorações, foi publicado no aniversário do blog Pitadas, na minha coluna no blog do MorumbiShopping, nosso parceiro de muitas primaveras. Confira a receita a seguir e não se intimide com a quantidade de passos: o resultado compensa.

Naked cake de chocolate com compota de laranjinha kinkan
Serve 12 porções
Tempo de preparo: nem vale a pena calcular!

Para o creme de confeiteiro
1 litro de leite integral
6 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de amido de milho
1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de essência ou extrato de baunilha
1 colher (chá) de raspas de laranja (opcional)

1. Leve ao fogo médio uma panela com o leite, a baunilha e metade do açúcar. Quando começar a ferver, desligue — cuidado para não deixar o leite derramar!

2. Numa tigela, misture as gemas e a outra metade do açúcar com um batedor de arame.

3. Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Aos poucos, de concha em concha, vá acrescentando o leite quente e mexendo entre cada adição. Esse processo é importante para que as gemas não cozinhem — por isso o leite quente não deve ser adicionado de uma só vez.

4. Volte o creme à panela, leve ao fogo baixo e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.

5. Transfira o creme ainda quente para uma assadeira grande, passando pela peneira. Espalhe e cubra com filme, encostando no creme — isso serve para não criar uma crosta. Leve à geladeira até esfriar, por cerca de 4 horas (mas o ideal é preparar no dia anterior). Na hora de montar o bolo, faça a rapinha de laranja e misture ao creme. Um detalhe importante, só utilize as raspinhas caso tenha um ralador de cítricos, caso contrário, as chances de o creme amargar são grandes.

Para a calda

3 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de água

Numa panela pequena, leve o açúcar, a água e o conhaque ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto até que o açúcar tenha dissolvido. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Para a ganache

100 g de chocolate ao leite
⅓ de xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de licor de laranja

Numa tábua, pique o chocolate bem fininho. Leve ao fogo baixo numa panelinha junto com o creme de leite, até aquecer. Acrescente o licor de laranja e mexa bem até ficar liso. Leve à geladeira até que endureça, cerca de 2 horas.

Para a massa de chocolate

8 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado!)
2 xícaras (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio para uso culinário
1 ½ colher (sopa) de fermento
manteiga para untar

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Unte duas fôrmas redondas, espalhando com pincel uma camada fina e uniforme de manteiga.

3. Corte dois discos de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida. Ele deve ficar do tamanho exato. Corte também duas tiras de cerca de 80 cm x 12 cm para forrar as paredes das fôrmas. Pressione com os dedos para colar o papel na fôrma untada. Pincele novamente a manteiga sobre o papel.

4. Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira.

5. Na batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando pela peneira. Junte os ovos e o óleo. Comece batendo na velocidade baixa – para o chocolate não subir feito fumaça – e quando a massa estiver lisa, aumente e bata por mais alguns minutos. Caso esteja fazendo o bolo à mão, use uma tigela grande e misture com um batedor de arame até que a mistura fique lisa.

6. Abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Separadamente, misture numa tigelinha o bicarbonato e o fermento.

7. Transfira 3 1/3 de xícaras (chá) da massa para outra tigela. Junte 2 colheres (chá) da mistura de bicarbonato e fermento e misture bem com o batedor de arame. Transfira a massa para uma das fôrmas prepara e repita o procedimento para levar duas fôrmas ao forno ao mesmo tempo. Note que ainda sobra uma parte de massa, que será assada em seguida, salvo se seu forno tiver 90 cm e você tenha à mão três fôrmas iguais. Neste caso, claro que pode assar todas ao mesmo tempo!

8. Leve as fôrmas ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos.

9. Retire os discos das fôrmas e remova o papel-manteiga. Transfira a massa para uma grade (para que o vapor não umedeça as bases).

10. Repita o procedimento com a massa restante.

Para a montagem e decoração

½ pote de laranjas kinkan em conserva

1. Retire o papel-manteiga que ainda estiver envolvendo os bolos. Deixe à mão tudo o que você vai precisar para a montagem: os três bolos, a calda de açúcar, o creme de confeiteiro, a ganache e a compota de laranjas.

2. Coloque o fundo removível de uma das fôrmas sobre uma grade e apoie o disco sobre o fundo. Corte o topo com uma faca de confeiteiro (ou de pão bem longa) para nivelar. Faça pequenos furos na massa com o palito, delicadamente (não deixe chegar até o outro lado) e, com um pincel, espalhe a calda de açúcar sem encharcar a massa. Isso vai evitar que ela quebre. Erga o fundo de fôrma e transfira o disco para o prato de bolo. Notou que estamos usando o fundo removível como se fosse uma espátula passa-bolo?

3. Coloque no centro do bolo metade da quantidade do creme. Com a espátula de confeiteiro (ou as costas de uma colher) espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o creme para as bordas mas sem deixar escorrer pelas laterais. Lembre-se de que o peso das camadas de bolo irão espremer o creme.

4. Para a próxima camada de bolo, repita os passos feitos sobre a grade e em seguida acomode o disco sobre o creme que está cobrindo o primeiro bolo. Cubra o segundo bolo com o restante do creme.

5. Para o último bolo, repita os mesmos passos até colocar o disco no topo. Com a espátula de confeiteiro, espalhe a ganache de chocolate, decore com a compota de laranjas kinkan e sirva a seguir.

Foto: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha