Marmita de chef: bobó caipira de bisteca com arroz de repolho, por Urideia Andrade
Por Rita Lobo - 27 de junho de 2022
A Urideia Andrade é chef do bufê Flor de Mandacaru e criadora do projeto Mobiliza Jaguaré, que distribui marmitas solidárias. Ou seja, em marmita, ela é mais do que craque. A Deia tem um olhar muito especial sobre o que é cozinhar pro outro. Tem a ver com amor e com respeito, é inspirador.
Acostumadíssima a fazer essas transformações, ela apenas arrasou. A bisteca e o purê passaram por uma metamorfose total e viraram um bobó caipira. Já o repolho foi chacoalhar o arroz, que ficou festivo e bem fresco. Sucesso total.
Marmita de chef: bobó caipira de bisteca com arroz de repolho
Rende 2 porções
PARA O ARROZ
½ xícara (chá) de arroz
¼ de cebola
1 dente de alho
1 xícara (chá) de água fervente
1 colher (chá) de azeite
¼ de colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de repolho roxo macerado com damasco
- Numa chaleira, leve um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo baixo. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Leve uma panela pequena ao fogo médio. Regue com 1 colher (chá) de azeite, adicione o alho e refogue por 1 minuto. Junte a cebola e refogue até murchar.
- Adicione o arroz e misture bem. Regue com a água fervente, tempere com o sal, misture e não mexa mais. Deixe cozinhar em fogo médio, até a água atingir o nível do arroz. Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até que os grãos absorvam toda a água. Para verificar, afaste delicadamente com um garfo o arroz do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. Enquanto isso, prepare o bobó.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor.
- Abra a panela e solte os grãos com um garfo. Adicione o repolho ao arroz e misture com um garfo — assim o repolho aquece com o calor residual do arroz.
PARA O BOBÓ
½ xícara (chá) de purê de feijão-branco com tahine
1 mandioquinha
½ pimentão vermelho
¼ de cebola
½ xícara (chá) de leite de coco
1 pimenta-de-cheiro
1 colher (sopa) de azeite de dendê
3 ramos de coentro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da mandioquinha sob água corrente. Corte em rodelas grossas, transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a mandioquinha ficar bem macia. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes.
- Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e corte o pimentão em quadrados de 1 cm. Lave, seque e corte a pimenta-de-cheiro em meias-luas finas. Descarte o osso e corte a bisteca em cubos de 2 cm. Lave, seque e pique fino as folhas e os talos do coentro.
- Reserve a água do cozimento da mandioquinha e transfira os pedaços para o liquidificador. Adicione ¼ de xícara (chá) do leite de coco, junte ¼ de xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso — caso necessário, acrescente um pouco mais de água para bater.
- Volte a panela da mandioquinha (sem a água) ao fogo médio (nem precisa lavar!). Regue com o azeite de dendê, adicione a cebola, o pimentão, a pimenta-de-cheiro e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente a bisteca, tempere com sal e mexa bem por 1 minuto para aquecer.
- Acrescente o restante do leite de coco e misture bem para absorver os sabores do refogado. Misture o creme de mandioquinha e deixe cozinhar até ferver. Por último, adicione o coentro picado e sirva a seguir com o arroz de repolho.