Mandioca, macaxeira ou aipim?

Mandioca, macaxeira ou aipim?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de abril de 2015


Você está acompanhando o Cozinha Prática? A cada episódio, escolho um ingrediente básico da cozinha brasileira para desvendar receitas e técnicas culinárias. Já teve o segredo do arroz soltinho, os truques do feijão cremoso, dessalga a jato da carne seca, os grelhados... O ingrediente de hoje, porém, talvez seja o mais importante de todos: a mandioca já era a base da alimentação por aqui antes de os portugueses chegarem! Talvez seja por isso que todas as regiões do país têm pelo menos um prato importante com ela. Sem falar que é dela que sai a tapioca, o sagu, a farinha, indispensável na mesa brasileira.

A mandioca é tão, mas tão versátil, que foi difícil escolher o prato, ou melhor, a receita principal do programa. Fora que, purinha – cozida ou frita –, ela já fica uma delícia. Resolvi aproveitar a versatilidade do nosso ingrediente-tema para mostrar duas preparações diferentes, uma salgada e a outra doce. A primeira receita é um delicioso bobó, que para ficar mais prático, ideal para o dia a dia, foi feito com frango, em vez de camarão. E, para o fim de semana, nos esbaldamos com uma queijadinha de mandioca. Opa! É bombocado. O quê? Mané pelado! Ai, que confusão!

Cada lugar do país tem um jeito de chamar essa raiz. Você diz aipim, macaxeira ou mandioca? Pão de pobre, pau de farinha ou manioca? O curioso é que não é só o alimento que tem vários nomes, algumas receitas feitas com ele também. Mas uma coisa é certa, tanto o bobó quanto o bolinho de mandioca ficam espetaculares. Não deixe de experimentar.

Veja as receitas do programa de hoje:
Bobó de frango
Bolinho de mandioca com coco


Fotos: Gilberto Oliveira Jr. /Editora Panelinha