Frango com geleia

Frango com geleia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de março de 2010


Uma cozinha aberta para a sala traz muitos benefícios aos moradores da casa. O primeiro, e talvez mais óbvio, é que estimula a convivência. Tenho a impressão de que o jantar em família, todos em harmonia sentados à mesa, está se tornando um hábito em extinção. É uma pena. Mas não dá para voltar no tempo. As estruturas familiares não são mais as mesmas. Os vínculos, porém, ainda precisam ser alimentados.

Talvez, cozinhar em família seja uma alternativa. Em vez de os filhos ficarem na frente da televisão, podem ajudar no preparo do jantar. E, entre uma cebola e um tomate, fala-se sobre o dia, sobre as dúvidas, os planos, o humor melhora, aparecem soluções ou simplesmente ficam todos quietos, apenas fazendo parte, talvez um comentário aqui, outro ali e, de repente, o jantar está pronto. Corpos alimentados, elos fortalecidos.

Outra grande vantagem da cozinha aberta é que a comida fica mais saudável. A última coisa que se quer é cheiro de fritura. E, sem ela, a alimentação já melhora muito. Tudo tem que ser perfumado, fresquinho, de preferência sem muita bagunça. O forno torna-se um grande aliado. Peixe, frango, carne, tudo cabe. Ervas frescas, azeite e tudo fica saboroso.

No fim de semana, repeti o preparo do frango com geleia. Cheguei em casa no fim de tarde, preparei o refratário, coloquei no forno e fui para o banho com as crianças, depois de um longo dia de sol e chuva.

Escovinha nas unhas, dois xampus da cabeça, faxina nas crianças e beauty shower para a mãe. Sem pressa. O banho pode ser longo quando o frango está no forno. Ele precisa de uma hora para assar.

Saímos do banho tão perfumados quanto a casa, que anunciava o sabor agridoce se formando na assadeira. Do forno para a mesa. Um jantar saboroso e frugal. Depois, em vez do sininho que as nossas mães usavam para sinalizar que os pratos já podiam ser retirados, cada um leva a sua louça para a pia.

Por enquanto, os meus filhos ainda são pequenos, não precisam ajudar a lavar ou colocar a louça na máquina. Basta levar o próprio prato. Um passo por vez. Eles não estão aprendendo a retirar a mesa. Estão experimentando o saboroso sentimento que é o de pertencer. E, deixar a cozinha arrumada, faz parte.

Frango com geleia de damasco, maçã, cebola e alho
Serve 4

1 k de coxa de frango com pele
4 colheres (sopa) de geleia de damasco
2 cebolas grandes
4 mini-maçãs do tipo fúji
4 dentes de alho
suco de 1 laranja
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

1. Preaqueça o forno a 190º C (temperatura média). Descasque e corte as cebolas em 4 partes. Lave, seque e corte as maçãs em 4 partes também. Descasque os dentes de alho.

2. Num refratário, coloque as coxas de frango. Levante a pele de cada uma e espalhe a metade da geleia por todas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cubra novamente com a pele. Espalhe a geleia restante sobre a pele das coxinhas.

3. Distribua as maçãs, cebolas e alhos entre as coxas de frango no refratário. O ideal é que fique tudo bem juntinho. Esprema a laranja sobre os ingredientes. Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino e leve para assar por 1 hora ou até que a pele do frango esteja bem dourada. Sirva a seguir.