Férias, las cataratas
Por Rita Lobo - 15 de janeiro de 2010
Estou confusa. Cresci ouvindo para não fazer xixi no chuveiro nem na piscina. Tinha até a lenda da água vermelha, lembra? Agora, nas minhas férias, descobri que fazer xixi no banho é certo e tem até campanha na televisão. A cada descarga, lá se vão 12 litros de água tratada pelo esgoto. Então, os nossos filhos, que já tem consciência ambiental, aprendem que na hora do banho a ordem é fazer pips, como dizemos em casa, no chuveiro. Só espero que eles não resolvam tomar uma ducha a cada vez que tiverem vontade de fazer pipi. Você sabe como são as crianças...
É sempre curioso notar mudanças quando elas estão acontecendo. Em 20 anos, talvez, alguém vá dizer: lembra quando a gente fazia xixi em vaso sanitário? Até lá, o método 12-litros-de-água-por-descarga já vai ter sido substituído. Mas, por enquanto, se você estiver lavando o cabelo do seu filho e ele fizer pipi, não diga nada; eles não precisam mais fazer cara de paisagem, a gente, sim.
Comentei com uma amiga que não tem filhos, e é do tipo que tem nojo de tudo, que agora na academia ela podia fazer xixi no chuveiro. Ela quase desmaiou. Foi uma provocação, claro, mas não é isso que vai acontecer com a próxima geração? Eu até tentei convencê-la, lendo as dúvidas mais frequentes do site www.xixinobanho.org.br/, um projeto da SOS Mata Atlântica: “Pode transmitir doenças? É nojento? Não e não. Além do xixi ser 95% água (os outros 5% são substâncias como uréia e sal), água corrente leva tudo embora. Apenas lembre-se de fazer o xixi logo no início do banho.” Mas não adiantou, ela continuou com cara de gato arrepiado.
Outro clássico na minha infância era conhecer as Cataratas do Iguaçu. Fui com meus pais, assim como muitos dos meus amigos foram com os pais deles. Então, depois de uma longa reflexão, decidi levar meus filhos para ver o “espetáculo da natureza”. A reflexão foi longa porque é muito tentador ir para um desses hotéis com monitores, atividades, enfim, toda a infra para você tirar férias, inclusive dos filhos. As crianças amam, e os pais relaxam. Mas não era bem o que eu queria. Meu objetivo era fazer um viagem que fosse incrível para todos, juntos.
Dei uma pesquisada e vi que o Hotel das Cataratas continua sendo o melhor lugar para se hospedar. Fica no meio do parque, com vista para as cataratas. De fato, um luxo. Logo no primeiro dia, as crianças perguntaram onde estavam os monitores e quais eram as atividades. Well, lo monitor soy djo, e las actividades son mirar las cataratas. Ai, ai, ai. Logo mais eu volto para falar das outras atividades. Enquanto isso, vamos todos fazendo xixi no banho. Mas na piscina continua não podendo, tá?