Felizes para sempre

Felizes para sempre
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de maio de 2013


Um dos grandes mistérios da humanidade é a lógica, ou falta dela, por trás da química entre duas pessoas. Como explicar isso, meu deus? Tudo bem, tem aquele tipo de casal que sempre combinou, o cara e a mocinha que eram feitos um para o outro, antes mesmo de se conhecerem. Mas tem também aquele casal que, aparentemente, jamais daria certo. Daí o tempo vai passando e, de repente, já estão completando bodas de 10, 20, 50 anos de casamento. E felizes, ou pelo menos na maior parte do tempo.

Na cozinha também tem dessas coisas. Há combinações clássicas, que a gente até se cansa (mentira, cansa nada!), como o trio caprese: muçarela de búfala, tomate e manjericão. E pera com nozes e gorgonzola, então? Esses trios-curinga são ótimos para fazer as mais variadas preparações do aperitivo, passando pela entrada ou sopa, até as massas, risotos...

Como maio é o Mês das Noivas, para a sessão Panelinha na Lola, decidi procurar novas combinações, quem sabe, futuros clássicos casamentos de sabores. Junto com minha equipe, fiz um monte de testes. E olha que simpática essa composição: brócolis, pimenta calabresa e amendoim. Uma delicia com esse macarrão da foto! A receita? Corre lá na banca. Está na Lola do mês.

Para mim, porém, o importante nessa coisa toda é justamente treinar o paladar, é estimular o hábito da experimentação — e a memória também! A gente as vezes se depara com uma combinação de sabores incrível, como uma sobremesa de framboesa e pistache, mas não se lembra disso na hora de compor uma nova receita. E tudo bem se a nova combinação só funcionar para o seu paladar. Afinal, gosto não se discute. Não é o que dizem por aí?

Foto: Gilberto Oliveira Jr para sessão Panelinha na revista Lola