Farofa fofa

Farofa fofa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de dezembro de 2009


Recebi um e-mail assim: “Sou uma mulher à beira de um ataque de nervos, tentando equacionar o tempo e dar conta do recado. Estou louca assim porque continuo em reforma, agora na parte externa da casa, porém morando dentro com dois filhos, cachorro... Os pedreiros estão em casa há mais ou menos três meses. Ver sua casa me dá uma baita esperança de que tudo vai terminar e principalmente terminar bem. O da Bettina eu já estava a fim de comprar e agora já quero mais uns dois da sua lista (Chef Profissional e A Cozinheira e o Guloso, por enquanto). Os das ervas eu tenho.”

Mas é o que vem a seguir que me deixou confusa: “Sonho com o dia em que irei preparar um churrasco para comemorar o fim da minha reforma. Parabéns! Sua cozinha-sala está demais. Falando em churrasco te escrevi também porque tenho um churrasco de confraternização do pessoal do trabalho e quero levar a farofa. Estou pensando em fazer algo diferente, pero no mucho, porque a maioria dos paladares são bem convencionais, eu suponho. O que você sugere?”

Golpe baixo da leitora. Em vez de escrever pedindo uma sugestão de farofa, ela primeiro conta que está reformando a casa em que mora, que tem filhos, que trabalha, que quer dar conta do recado, elogia a minha cozinha e depois pede uma receita. Está bem, eu dou uma sugestão de farofa! Aliás, é minha amiga Patrícia Li quem dá a dica. Ela me passou uma receita que, acho, é exatamente o que a leitora quer; é diferente e ao mesmo tempo tem sabores simples, nada de raspinhas de limão siciliano com gotas de extrato de cupuaçu e espuma de bacon.

Ela é diferente porque, em vez de farinha de mandioca, leva farinha de milho amarela, daquela em focos. É só fritar um pouco de bacon, cerca de 150 g, juntar 1 cebola picadinha, depois que o bacon estiver dourado, adicionar 500 g da farinha de milho, manteiga e sal a gosto. Fica uma delícia. Gostei tanto que coloquei a receita está no meu livro A conversa chegou à cozinha. Acontece que, outro dia, a Patrícia e eu fizemos de novo a farofa e ela colocou uma lata de milho. Eu até fotografei para me lembrar de falar dela aqui. Ficou surpreendente. Se quiser dar mais um coloridinho, acrescente salsinha picada. Ah, o milho precisa ser escorrido, tá? Ou então você vai levar um angu! E não vai ter graça dizer "farofa fofa".