Fale comigo: questões sobre o pão rápido integral

Fale comigo: questões sobre o pão rápido integral
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de setembro de 2015


Pão é sucesso, né? Ô, alimento bom. E ele arrasou como receita principal do Cozinha Prática desta semana. Ou melhor, ricetta principale. Mal terminou o programa, já tinha gente nas redes sociais avisando que estava com a assadeira no forno. Isso é que é receita prática!

Veja aqui a receita do pão rápido integral

Por isso, cancelei o nosso tête-à-tête pelo Twitter. Mas, já dei uma olhada geral nas dúvidas, e resolvi responder de uma vez por aqui. A que mais surgiu foi: só pode fazer o pão com farinha integral? Não! Originalmente, inclusive, é feito com farinha branca. A gente é que inventou de colocar metade de integral pra dar mais uma camada de sabor, uma textura mais firme e, também, deixar a preparação mais saudável.

E fazer só com farinha integral, pode? Olha, eu não faria. Esse pão já é mais firme, e a farinha integral é mais pesada, sem elasticidade – por isso, mesmo as receitas de pão integral costumam levar uma parte de farinha branca. Mas, se quiser tentar... São não diga que não avisei!

E aí veio gente dizer que pudim de pão é covardia. Concordo! Risos... (pudim + pão + creme de avelã + cacau = amor) A receita é boa demais mesmo. Porque, além de tudo, pode ser finalizada com as línguas de chocolate. Aí, lascou...


Essas lascas, que fazem a gente voltar ao modo criança (não te dá vontade de roubar uma por uma?), são feitas com chocolate temperado. A temperagem é uma técnica de confeitaria, mas que dá pra fazer em casa – porém, essa não é da turma das receitas práticas, tá?

Depois de fazer a temperagem, a gente usa uma espátula para espalhar o chocolate derretido num papel-manteiga, formando as línguas. Olha essa: com o chocolate ainda quente, salpique sobre as lascas castanhas picadinhas, nibs de cacau ou até sal grosso moído para os mais gourmets. Aí, quero ver se vai sobrar uma língua sequer sobre o pudim!


Fora esse tantão de informação culinária, eu queria aproveitar esse espaço pra mandar um beijo pros meus seguidores amados, que me defendem do mau humor alheio na minha ausência. Vocês são demais!

Foto: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha