Estratégias de ataque pra colocar marmitas na rotina

Estratégias de ataque pra colocar marmitas na rotina
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de junho de 2016


Adotar de vez as marmitas tem muitas vantagens: garante um almoço saudável, economiza o seu dinheiro, troca o tempo perdido nas filas por uma voltinha tranquila na rua… Eu sei que a gente fala disso sempre, mas não canso de repetir.

Aqui, aqui!: mais de 50 receitas de marmita.

Preparar marmitas no dia a dia não é para dar trabalho. E com um pouco de planejamento, fica moleza. O segredo é estabelecer uma estratégia de ataque para colocar marmitas na rotina.

O que funciona para você?

Não tem onde esquentar a marmita?
Invista nas saladas bem nutritivas, que levam grãos; massa ou macarrão de arroz; carne desfiada; cuscuz marroquino; croutons; além de folhas verdes, legumes e hortaliças, e um molho supersaboroso (segredo para deixar a porção do dia irresistível). Nesse caso, você deve pensar o cardápio semanal, fazer as compras e adiantar o maior número de passos possível – com os ingredientes no jeito na geladeira, pela manhã é só montar a marmita e pronto!

Preparando aqui, montando ali, congelando lá
Se você já está acostumado a pensar o cardápio da casa para a semana, então: planeje o cardápio semanal, escreva a lista de compras e prepare as refeições diárias contando uma ou duas porções mais, ora do prato principal, ora do acompanhamento. Embale a marmita do dia seguinte na noite anterior. E embale as porções extra, separadamente, para congelar e comer mais pra frente – uma fatia da carne de panela da segunda-feira; uma porção do arroz com lentilha da terça-feira; uma porção de frango desfiado da quarta. Assim você sempre tem uma opção no congelador e consegue complementar com preparos simples como um cuscuz marroquino, um molho de tahine, um legume assado...

Preparar antes e congelar
Ideal para pratos quentes – e para quem não quer ficar montando marmita diariamente. Planeje o cardápio, prepare a lista de compras, cozinhe, embale e congele porções individuais. O fim de semana é ideal para isso. Você pode pensar num período de quinze em quinze dias, por exemplo (planejamento é a chave!).

Aqui neste post do Pitadas tem um monte de receita separada por estratégia, quais funcionam bem para cada perfil, confere lá.

E, por fim
Não é impeditivo pra ninguém: você não precisa ter potes lindos & charmosos, viu? É claro que o vidro é melhor, mas melhor ainda é você se alimentar direitinho, mesmo se tiver que levar a marmita no recipiente de plástico.


Veja todas as postagens do especial #MarmitasDoPanelinha

Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.