Ensopado de músculo
Por Rita Lobo - 10 de agosto de 2010
Estava com vontade de um bom ensopado, daqueles com molho bem encorpado, sem muitas camadas de sabor, apenas o gosto da carne, bem cozida para ficar com a textura macia.
Resolvi usar uma preparação mais para inglesa. Os stews, ou ensopados, sempre passam por enfarinhar a carne antes de dourar na manteiga. Isso resulta num molho bem aveludado, encorpado. Era o que eu queria. Ótimo para um dia frio. Para acompanhar, apenas um purê de batatas, cremoso, caprichado na manteiga e bem temperado com noz-moscada.
Um detalhe: eu sempre faço músculo na panela de pressão. Em 40 minutos a carne já está no ponto. Mas, um pouco antes de começar a fazer o ensopado, me lembrei de uma e-mail de uma leitora que tinha pânico só de ver uma panela de pressão. Acho que muita gente tem medo de usar a dita cuja. Eu mesma comecei a cozinhar com ela há pouco tempo. Não por medo, por falta de hábito.
Como estava com tempo, decidi fazer o ensopado na panela comum. Demora, não vou dizer que não. Mas é uma boa alternativa para quem não trabalha sob pressão. Brincadeirinha à parte, é um método de cozimento para quem não cozinha sob pressão. Ou, consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. É o meu caso, panela no fogão, computador à mesa. A receita está a seguir.
Ensopado clássico de músculo
Serve 4 pessoas
Servido sobre um pouco de purê de batata, este ensopado é sinônimo de comida caseira de primeira.
Ingredientes
1 k de músculo
2 colheres (sopa) farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate
½ limão
5 xícaras (chá) de água
sal a gosto
pimenta-do-reino preta moída na hora
Opcional
Um ou dois raminhos de tomilho dão ao ensopado um sabor delicado. Podem ser usados no início do cozimento ou apenas para decorar.
Modo de preparo
1. Numa tábua, pique fino a cebola e o alho. Reserve. Lave e descasque o tomate. Com uma colher, retire as sementes e pique grosso.
2. Na tabua, corte o músculo em cubos de cerca de 3 cm, retirando o excesso de nervos e gordura. Transfira para um prato ou tigela e polvilhe com a farinha, misturando para cobrir todos os pedaços.
3. Leve uma panela grande ao fogo médio. Coloque 1 colher (sopa) de manteiga e, quando derreter, coloque a metade da carne para dourar. Misture bem por 5 minutos e transfira para um prato.
4. Na mesma panela, coloque mais 1 colher (sopa) de manteiga e doure o restante da carne. No fundo da panela irá se formar uma crosta de farinha e manteiga. Não se assunte! Ela irá formar um molho bem cremoso e saboroso, apenas tome cuidado para não queimar, então, vá controlando o fogo.
5. Em fogo baixo, coloque a última colher de manteiga na panela, junte a cebola e misture bem, por 2 minutos. Em seguida, coloque o alho, refogue por 1 minuto. Por último, acrescente o tomate e cozinhe por mais 5 minutos.
6. Volte a carne para a panela, junto com o refogado, aumente o fogo para alto e acrescente 2 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para soltar a crosta se que formou.
7. Tempere com sal, cerca de ½ colher (chá), pimenta-do-reino, o suco de meio limão e junte mais 3 xícaras (chá) de água. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora e meia, mexendo de vez em quando para não queimar.
8. Verifique o ponto da carne. Se achar que ainda não está macia o suficiente, junte mais água e vá cozinhando até dar o ponto.