Dia para as crianças

Dia para as crianças
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de outubro de 2010


Há algumas semanas, fui buscar minha filha na escola, e a professora me perguntou, assim, espontaneamente, se eu não poderia fazer alguma atividade com a classe em comemoração ao Dia das Crianças. Claro que eu podia! Sugeri fazer uma degustação de frutas, às cegas. Isto é, dentro do possível. Com vinho, é simples: basta colocar no copo e não mostrar o rótulo. Já com as frutas, o melhor é cortar todas em cubinhos iguais. E o objetivo é fazer experimentar – mais do que adivinhar.

Serão dez tipos. Abacate, abacaxi, banana, goiaba, maçã, mamão, manga, melancia, melão e pêra. E vamos todos comer cada uma delas na mesma ordem, tentando descobrir qual a fruta, claro, mas principalmente comparando os sabores. Acidez, textura, persistência, tudo será meticulosamente avaliado por crianças de 5 anos. Estou curiosíssima!

Com as aparas das frutas cortadas em cubinhos, vamos fazer uma salada de frutas, que será servida com marshmallow. Mas só pode comer o doce quem degustar todas as frutas! Bem, o marshmallow é na verdade um merengue italiano, aquele feito com claras em neve batidas com calda quente de açúcar. Mas vamos chamar de marshmallow. Fica mais atrativo.

Uns dias depois de a professora ter falado comigo, a coordenadora da escola me liga e pergunta se está tudo certo, se eu topo mesmo. Ela explica que o único probleminha é que não dá para fazer a atividade para uma classe e não fazer para as outras do mesmo ano. Respondi que isso não era um problema. Mas são quantas classes, mesmo?

No total, incluindo o período da manhã e o da tarde, são 330 alunos, divididos em cinco turmas para a degustação. Ai, ai, ai. Vamos lá. A brincadeira acontece amanhã. Mas já comecei o preparo do o merengue, opa!, do marshmallow hoje.

Um pouquinho será feito com as crianças. Mas não dá para bater 5 dúzias de claras à mão! A questão é que a minha batedeira só suporta 6 claras por vez. A coitada está o dia todo sem parar de bater. E, amanhã, será a minha vez.

Se você quiser aproveitar a brincadeira e fazer uma degustação de frutas em casa, não deixe de fazer o merengue. A seguir, explico o preparo para quatro pessoas.

Merengue italiano, ops!, é marshmallow
Serve: 4 porções

Ingredientes

2 claras
¾ de xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de água
1 pitadinha de sal

Opcionais

raspas de ½ limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de água de rosas

Modo de preparo

1. Coloque a água numa panelinha, junte o açúcar e misture delicadamente com um colher. Leve ao fogo médio e deixe ferver, até que fique ligeiramente bronzeada. Um tonzinho de nada.

2. Enquanto isso, separe as claras e leve a batedeira. Comece a bater em velocidade baixa, por 1 ou 2 minutos, e aumente. Quando as claras estiverem bem firmes será o tempo de a calda estar no ponto.

3. Sem parar de bater, vá regando as claras com a calda quente. Coloque bem aos poucos, em fio. Depois que toda a calda tiver sido utilizada, continue batendo até que a tigela da batedeira tenha esfriado, uns 15 minutos.

4. Adicione os opcionais que quiser e bata apenas para misturar. Sirva a seguir ou leve à geladeira.