Crepes francesas

Crepes francesas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de julho de 2010


Ainda criança, era só eu descobrir que a cozinheira iria preparar panqueca para o jantar que eu fazia plantão na cozinha. Ela já sabia que a minha cota de massa não chegaria à mesa. Desde sempre, eu amo comer panquecas sem nada, dobrada num triangulo. E não gosto do prato completo, com recheio, seja de carne ou de ricota, com molho de tomate ou branco. Perde a graça. Mas, na casa da minha mãe, para comer a panqueca do jeito que eu gostava, só se fosse ao lado do fogão e com a permissão da cozinheira.

Por sorte eu virei cozinheira e na minha casa panqueca não tem recheio. E também não é comida de jantar. Ou, pelo menos, raramente. Ela faz as vezes de sanduíche. Ainda na frigideira pode ganhar umas fatias de queijo, de preferência emmenthal, é dobrada em quatro partes e vai para o prato. Às vezes nem chega no prato. Pego um guardanapo e vou comendo à medida que preparo o disco seguinte. Deve ter uma explicação freudiana.

Meus filhos gostam de panqueca no café da manhã. E eu também. Polvilhada com um pouquinho de açúcar e com gotas de limão para mim e, para eles, com Nutella. Aliás, na primeira vez que fui a Paris, quase morri de alegria com a esquininha das crepes ali ao lado do Café de Flore. Eu ainda era garota e ficava feliz com um jantar de crepe de queijo seguido de crepe de Nutella para a sobremesa.

Tudo isso para dizer que resolvi fazer um receita francesa de panqueca, um pouco diferente da que eu costumo fazer. Ela leva creme de leite fresco e fica mais elástica. Uma delícia. Dora e eu não estávamos conseguindo nos conter. Os primeiros quatro discos nem chegaram a formar uma pilha. Foi fazer e comer, sem intervalos. Depois foi a vez da minha filhota passar a mão na pilha, antes mesmo que eu terminasse a foto.

Crepes francesas
Faz 12 a 15 discos

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 ovos
1 ¼ de xícara (chá) de leite
1/3 de xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar (se for fazer crepes doces)
óleo para untar

Aromatizantes opcionais

1 colher (café) de extrato de baunilha ou de água de flor de laranjeira
raspas de limão

Modo de preparo

1. Numa tigela, coloque todo os ingredientes, menos os aromatizantes, e misture bem com um fouet (batedor de arame), até que a massa fique lisinha. Deixe descansar por 1 hora, fora da geladeira.

2. Aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22 cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de óleo com um pincel ou papel-toalha dobrado, para não queimar os dedos.

3. Dê uma boa mexida na massa e misture os opcionais que quiser usar. Com uma mão, levante a frigideira e com a outra, regue a massa com uma concha. Faça um movimento circular com a frigideira de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, com auxílio de uma espátula de borracha, vire a massa para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira o crepe para um prato, espalhe mais um pouquinho de óleo e repita o procedimento, até terminar a massa.