Cozinhe para alguém
Por Rita Lobo - 16 de abril de 2020
Na live de hoje, fiz uma proposta: cozinhe para alguém que precise. Pode ser um vizinho, um amigo que more perto ou mesmo seus pais. E se você anda se sentindo emocionalmente desequilibrado em função da quarentena, vai ver o tanto que cozinhar para outra pessoa pode ser restaurador. Quer saber? Vai ser ainda melhor se for para alguém que você nem tenha um vínculo afetivo. É o poder da cozinha.
(Você já deve ter reparado que evito associar cozinha a amor. Acho perigoso, porque coloca na mãe sobrecarregada um peso extra: se não está dando conta de cozinhar, é porque não ama a família o suficiente. No dia a dia, cozinhar tem a ver com dividir tarefas, incluir todo mundo na cozinha. É antes de tudo uma escolha familiar por uma vida mais saudável. Mas, mas, mas, no caso específico de cozinhar para alguém como uma forma de presentear e cuidar, é amor mesmo. Inclusive se for para alguém que você não conhece. É transformador.)
Na live, mostrei uma ou outra receita e ensinei a usar a busca avançada do site para obter um resultado ainda melhor. Aqui, vou expandir a lista de sugestões.
Carnes e legumes ensopados
Prepare e congele em marmitinhas de alumínios. Lembre-se que quando o preparo tem líquidos, você não deve encher o recipiente totalmente.
Ensopado de músculo com toque de limão
Abobrinha cozida no molho de tomate
Salada de grãos
São saborosas e ajudam a deixar a refeição mais completa. Rendem bem e duram até cinco dias na geladeira (aliás, costumam ficar melhores no dia seguinte).
Salada de lentilha com pimentão e coentro
Salada de grãos com legumes assados e molho de tahine
De forno
Pode ser um tabuleiro de lasanha, de quibe assado ou uma torta de frango. São preparos que podem ser porcionados e congelados.
Outras ideias
Bolos
Geleias
Biscoitos
Granola
Se você topar minha ideia e cozinhar para alguém, fotografa e me marca para eu ver?