Cozinha Prática: Lena e Fabrizio

Cozinha Prática: Lena e Fabrizio
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de setembro de 2016


É quase uma coisa antropológica. (Ixi, começou tipo papo cabeça esse post.) Mas é que bisbilhotar a cozinha alheia para entender os hábitos, ver como cada um se organiza, o que gosta e não gosta de cozinhar, fica mesmo parecendo um estudo. E, para mim, fazer essa temporada do Cozinha Prática, em que a cada episódio visito uma pessoa na própria cozinha, é um aprendizado – quase antropológico. Está sendo muito rico ver de perto os dilemas e as soluções dos diferentes perfis: solteiros, casais, famílias… Acho que vai dar para ajudar na mosca com soluções específicas.

Esta semana, vamos conhecer a Lena Mattar. Ela é apaixonada por gastronomia e tem uma cozinha incrível, reformada há pouco tempo. O projeto é do namorado, o Fabrizio Lenci, que é arquiteto. E tinha uma missão: transformar a cozinha num espaço amplo, aberto para a sala e cheio de luz natural, ideal para que os dois continuassem curtindo cozinhar juntos, tanto no dia a dia, quanto para receber amigos. E eles não só cozinham juntos todos os dias, como fazem supermercado a dois. Essa é a maneira que o casal encontrou para transformar a atividade cotidiana num programinha – boa dica, aliás, para quem está começando a vida a dois. “Compartilhar torna a rotina mais gostosa, e não uma obrigação”, diz Lena.


Ela também conta que a cozinha é o cômodo mais usado da casa. Para resolver a questão da luz, prateleiras vazadas deixam passar a iluminação – e eles aproveitam para deixar uma parte das peças à mão, ideia que aparece em mais de uma cozinha visitada nesta temporada, percebeu? Acho que quem gosta de cozinhar prefere estantes à armários.

No cardápio da casa também tem solução prática: muito legume assado com ervas e alho (o trabalho fica com o forno) e pratos saborosos e rápidos como o shakshuka. Se você não sabe o que é shakshuka, vai descobrir neste programa!

A receita do episódio
Foi só a Lena falar dele que logo fiquei com vontade de preparar. Shakshuka tem versões espalhadas no mundo todo. Tem na Itália, no México, na Tunísia, no Marrocos. A versão do dia é inspirada na que é servida em Israel: com pimentão. No preparo de uma panela só, tomates cozinham num refogado de cebola, pimentão e alho, com pimenta calabresa, orégano e sal. E aí vem o espetáculo: a gente inclui ovos, que cozinham no molho de tomate. No caso do programa, com gema mole – mas fica a seu critério.

Mais sobre o episódio: veja os looks que vesti neste programa. Na quarta-feira, não perca: aprenda a aplicar em casa as dicas de decoração e organização da cozinha da Lena.


Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani e Gilberto Oliveira Jr.