Cozinha Prática: filé de pescada, purê de ervilhas e bolo de chocolate

Cozinha Prática: filé de pescada, purê de ervilhas e bolo de chocolate
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de março de 2016


Filé de pescada frita servida com purê (refrescante) de ervilhas e saladinha de ervas frescas. Bolo de chocolate com castanha-de-caju e mel para a sobremesa. Delícia de cardápio, hein? O que você acha de chegar em casa, depois de um dia qualquer de trabalho, e preparar tudo isso? No segundo episódio do Cozinha Prática, que vai ao ar às 20h30 de hoje pelo canal GNT, provo que é possível. E, ó, ainda passo as receitas.

Se você viu o episódio de estreia, já sabe que nesta temporada minha missão é resolver o jantar do dia de semana com comida de verdade. Para começar, teve galinhada + tatin de abacaxi. Ah, e também teve trilha sonora animada. Esse é o ingrediente obrigatório da temporada. Sobe som!

Uma boa playlist, que faz a gente ter vontade de cantar junto e até dançar, é o segredo para se energizar e não perder o ânimo de encarar faca de chef e colher de pau. Uma outra tática também ajuda: escolher receitas práticas, com direito a pulo do gato, feita com ingredientes que todo mundo tem na despensa ou na geladeira. Mas isso, você sabe, pode deixar comigo. Entrego o cardápio prontinho!

Olho no peixe
Muita gente tem dúvida: como dourar o filé sem deixar que ele se despedace? Ah, é muito simples, basta passar na farinha. Mas o passo a passo certinho dessa técnica você vê no programa. Já adianto aqui que o segredo para ele ficar saboroso é não deixar passar do ponto. Peixe frito esturricado não dá!

Como nesta série a ideia é chegar em casa do trabalho e preparar o jantar, temos que abusar dos atalhos. Por isso, vamos transformar um pacote de ervilha frescas congeladas num purê fantástico – e que fica pronto num piscar de olhos. As bolinhas verdes vão do congelador para a panela, sem escalas. E ainda ganham folhas de hortelã. Esse acompanhamento tira o filé de pescada frita do lugar comum.

O que falta nesse prato? Uma saladinha verde de ervas como salsinha, coentro e hortelã, com cebola-roxa – o que tiver em casa, sabe? Pronto, jantar saudável e saboroso garantido.

Opa, opa, peralá!

Dá uma olhada aí na geladeira. Tem um pouco de tahine? Se não tem, deixa quieto. Mas se tem, você pode ainda preparar um molho espetacular. Tahine é uma pasta de gergelim muito usada na culinária árabe. Com limão, alho, sal e um pouco de água vira molho e levanta o astral de uma infinidade de pratos: da salada ao frango grelhado até, claro, o filé de peixe.

Ufa, Rita, assim fica mais fácil.

Te falei, menina!

O pê-efe da noite é tão prático que ainda dá tempo de investir numa sobremesa bem delicada. Você vai conferir a preparação de um bolo de chocolate levinho, sem farinha de trigo nem fermento. No lugar da farinha vai castanha-de-caju, e ainda tem mel e canela para turbinar o sabor do chocolate amargo – alto teor de cacau, leve e rápido de preparar; o que pode ser mais saudável e prático do que isso? Ele é servido em porções individuais, no ramequim.

Pensando bem, assim nem vai parecer que é um dia de semana qualquer!


As receitas deste episódio
Filé de pescada frita com saladinha de ervas e purê de ervilhas
Molho de tahine
Bolo de chocolate com castanha-de-caju e mel


As músicas deste episódio
Banda do Zé Pretinho - Jorge Ben Jor
Don’t Go Breaking My Heart - Elton John
It’s Not Unusual - Tom Jones


O look do episódio
Camisa, Carolina Herrera. Jeans, Diesel. Brincos, acervo pessoal. Pulseira, Rommanel. Cinto, C&A. Sapatilhas, Dani Cury.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Terça, 4h e 11h / Quinta, 16h e 23h30 / Sábado, 5h30, 12h30 e 20h / Domingo, 14h30 / Segunda 5h.


Foto: Gilberto Oliveira Jr.