Cozinha Prática: dia de panqueca

Cozinha Prática: dia de panqueca
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de outubro de 2012


Se o episódio da semana passada, o desta é para as famílias. A receita é uma daquelas que não podem faltar no repertório da casa: panqueca de ricota com espinafre. Dá para deixar o prato meio pronto, na geladeira, e, na hora de servir, basta fazer o molho branco e levar para gratinar. Delícia total.

Refeição em família, no dia a dia, tem que ser assim. Fácil, saudável, rápida. Mas e o toquinho de glamour? Não esqueci, não! Assista ao episódio para ver que, com capricho, prato de todo dia também funciona em jantar especial.

No programa você também vê uma seleção de potinhos para guardar a comida na geladeira de uma maneira bacana, descobre que o liquidificador realmente é um utensílio indispensável e que a ricota é um queijo curinga na cozinha.

De família
Como geladeira de família vive lotada — parece que nunca cabe mais nada, de tanto potinho! — aproveitei para anotar umas dicas espertas para você organizar e usar melhor a sua. A primeira é: potes de plástico pegam cheiro, por isso, pense em substitui-los pelos de inox, vidro ou porcelana. São mais higiênicos! Vamos à lista?

2. Ovos: eu sei, tem até compartimento especial para os ovos na porta da geladeira. Mas não, ali não é o melhor lugar para guardá-los, por causa das oscilações de temperatura. Melhor colocar na prateleira.

3. Verduras: um bom jeito de guardar as folhas é, depois de lava-las e secar na centrífuga, colocar em um saco plástico e “girar” como fazem com o saco de pão, sabe? Deixe ficar com ar dentro do saquinho, e dê um nó. As folhas vão ficar sequinhas e durar mais.

4. Tem que esperar esfriar para guardar a comida: nossas avós não colocariam de jeito nenhum uma travessa quente com medo de pifar o motor da geladeira. Mas não precisa ter medo. Aliás, é melhor que se guarde ainda quente, para evitar a multiplicação de bactérias.

5. Freezer cheio gasta menos energia: já dei essa dica por aqui, mas não custa relembrar. A própria comida congelada ajuda a manter a temperatura do freezer, por isso ele é mais econômico quando está cheio. Prepare receitas saudáveis para sua família e congele. Assim você sempre terá uma opção caseira para os dias de correria (ou de preguiça!).


Fotos: Gilberto Oliveira Jr