Cozinha Prática: Beta (e família!)

Cozinha Prática: Beta (e família!)
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de setembro de 2016


Compacta, mas na linha coração de mãe: cabe a família inteira. Assim é a linda cozinha grafite da Beta Belotti, que visito no episódio desta semana. Ela sabe muito bem da importância da comida feita em casa, sem os aditivos químicos da comida industrializada. É saudável de verdade e fortalece o jantar em família. A Beta mora com o marido e os três filhos, trabalha fora, e ainda faz questão de cozinhar todos os dias. Porque comida caseira, além de mais nutritiva, sempre tem no preparo um pouco da nossa história, da nossa cultura.



Para a Beta, praticidade na hora de cozinhar tem a ver com tudo no lugar e funcionando: facas que realmente cortem, sabe como é? E mais: ela investe em bons equipamentos – acha até que uma boa lava-louças pode salvar um casamento (e sabe o quê? Concordo!). Outro aspecto da cozinha da Beta é a riqueza de detalhes da decoração. Tem paninho bordado pendurado na parede, cartinha da filha na porta da geladeira, muitas fotos... O espaço parece um grande mural de referências, com se fosse um ateliê – não por acaso, ela é estilista da Le soleil d'été, uma marca de roupas super charmosas.


E no cardápio da casa da Beta? À noite, sempre tem sopa para começar. Ela conta que os grãos, do feijão à cevadinha, passando pela lentilha, pelo grão-de-bico, são sempre uma inspiração. Opa! para mim também.



A receita do episódio
Resolvi preparar um tradicionalíssimo prato da culinária árabe: o arroz libanês com lentilha, frango, coalhada e nozes, feito com caldo caseiro a jato para cozinhar e dar mais sabor à lentilha e ao arroz. Um prato que a própria Beta poderia servir na casa dela, já que a receita é generosa e serve seis pessoas tranquilamente.

O que é prático nessa preparação? O arroz e a lentilha são cozidos na mesma panela. Mas eles têm tempo de cozimento diferente. Como fazer essa ideia dar certo? Lançando mão de um atalho: a lentilha fica num banho de água fervente enquanto eu preparo um caldo caseiro com peito de frango, cenoura e cebola. São só quinze minutos de cozimento depois que a água ferve – e o frango ainda vai para a receita depois, dourado na manteiga. O resultado é um prato perfumado (leva pimenta síria) e cheio de sabor (além do caldo, a cebola é caramelizada!). Ótima ideia de jantar de meio de semana, ou mesmo um almoço de sábado com a mesa cheia.

Mais sobre o episódio: veja os looks que vesti neste programa e fique ligado no blog na quarta-feira: tem post com painel de estilo, para você aplicar em casa as melhores dicas de decoração e organização inspiradas pela cozinha.

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani e Gilberto Oliveira Jr.