Cozinha Prática completa 10 anos!
Por Rita Lobo - 16 de dezembro de 2022
Para comemorar uma década do Cozinha Prática, programa que criei, produzo e apresento, o GNT me pediu para montar uma maratona com 10 episódios. O quê? Já tem 10 anos? Bora fuçar o acervo e escolher a sequência. Não quero estragar a surpresa, mas preciso dizer que nem eu mesma lembrava que o meu cabelo estava tão escuro na estreia! (E eu já usava solto! Rs)
nem eu mesma lembrava que o meu cabelo estava tão escuro na estreia
Lá no começo, eu não entendia muito de televisão. Mas o Panelinha, minha empresa de criação de conteúdo culinário, já tinha 11 anos. Por isso, eu sabia muito sobre os hábitos e, principalmente, as dificuldades das pessoas na cozinha de casa. E mais: eu sabia ensinar a cozinhar!
O Panelinha já era famoso por ser “o site com receitas que funcionam”. Mas o que pouca gente sabia era que, por trás disso, tinha muito método e muita gente trabalhando para garantir que as receitas funcionassem na casa de todo mundo, mesmo de quem não tivesse nenhum conhecimento ou experiência na cozinha.
A minha ideia era fazer um programa de culinária que fosse gostoso de assistir, claro, mas que, assim, meio sem querer, levasse as pessoas para a cozinha. Esse sempre foi e continua sendo o objetivo do meu trabalho: levar as pessoas para a cozinha. Parece que deu certo... O Cozinha Prática fez 10 anos!!! (E o Panelinha vai fazer 23 no ano que vem!)
Nestes 10 anos do CP, que é como a equipe se refere ao programa internamente, a gente produziu mais de 400 episódios, divididos em mais de 20 temporadas. E, a cada ano, sempre tento inovar, evoluir, dar um passo a mais. Não no sentido de tornar as receitas mais sofisticadas e, sim, no de elaborar a mensagem – e também a produção (as gravações, que no começo eram em casa, hoje são feitas no meu próprio estúdio, um espaço de 400 m2).
Produzimos mais de 400 episódios de Cozinha Prática!
As três primeiras temporadas não tinham um tema. O programa era como se fosse uma crônica culinária: um bolo para transformar a casa em lar, legumes assados para expandir os horizontes e assim por diante. E tinha dica de livro, tinha o “utensílio indispensável”, o “ingrediente curinga”, tudo alinhado com o tema do episódio. Será que você assistia ao programa nessa época? (A foto que abre este post foi feita em casa!)
Na quarta temporada, achei que já tinha ganhado a confiança do público e estava na hora de fazer uma coisa revolucionária para a época: ensinar arroz com feijão na televisão paga. Para falar a verdade, a ideia não foi muito bem recebida pelo canal... Tive que lutar por ela. Mas tinha certeza de que seria um sucesso porque, além de ensinar os básicos para o público que não sabia cozinhar, ainda iríamos valorizar a dieta brasileira. Isso era uma grande novidade. O canal topou. O público adorou!
VEJA IDEIAS DE PÊ-EFES PARA MELHORAR A ALIMENTAÇÃO
Cada temporada tem um tema e, por trás dele, um objetivo. Mas em todas, a missão é levar as pessoas para cozinha e melhorar a alimentação da casa.
Temporadas inesquecíveis
A temporada de Receitas com memória surgiu quando a moda do funcional pegou. Esse tipo de reducionismo nutricional destrói a relação das pessoas com a comida! Se você escolhe os alimentos a partir da função dos nutrientes, com o tempo acaba transformando a comida em inimigo. Eu precisava lembrar às pessoas que comida é também prazer – e não apenas fonte de nutrientes! Ela tem a ver com a nossa história, com a nossa cultura... A temporada foi um marco na relação com o público. Muita gente ficou aliviada de relembrar que pão não é apenas fonte de carboidrato, mas também um alimento cheio de história, delicioso.
Veja o que o público falou sobre a temporada de receitas com memória
Por mais que muitos homens tenham se tornado gourmets de fim de semana na última década, os números do IBGE mostravam que as mulheres eram (e ainda são) as responsáveis pelo preparo das refeições. Isso é uma porta de entrada para os ultraprocessados! Dar conta da alimentação da casa é muita coisa para uma pessoa só. Para incentivar os homens a entrar na cozinha, fiz uma temporada inteira com convidados que dividiam a bancada comigo. Era uma forma de mostrar, na prática, as vantagens da cozinha a quatro mãos, mesmo com convidados com níveis baixíssimos de habilidades culinárias. Rs (Não é o caso do Joaquim, tá? Ele inclusive é formado em gastronomia.)
Mas quanta temporada! Foram muitas, mesmo: Em tempo real, Dia de feira, Preguiça total, Em uma panela só, Jantares rápidos (que foi apelidada de temporada das dancinhas! Muito antes do TikTok), Cardápios com história... São vinte e sete temas no total!
Em 2022, quatro temporadas diferentes
Apesar de participar de todas as etapas do Cozinha Prática, do desenvolvimento da temporada à finalização de cada episódio, a temporada Cardápios com História foi a única que assinei a direção.
Quando li sobre Lady Mary Wortley Montagu, uma inglesa que nasceu há mais de 300 anos, viveu na Turquia e foi fundamental no desenvolvimento da vacinação, fiquei fascinada! Quantas mulheres fizeram coisas que impactaram a nossa vida e foram apagadas pela história? Foi daí que veio a ideia de criar cardápios que me ajudassem a contar sobre a biografia de mulheres incríveis, mas que não receberam em vida o reconhecimento que deveriam.
Saiba mais sobre a temporada Cardápios com história
Agorinha há pouco, fiz duas séries que, juntas, chamamos de Temporadas dos chefs. Com a ajuda de tantos colegas, chefs, confeiteiros, banqueteiros, cozinheiros, conseguimos prender a atenção dos nossos telespectadores, mesmo falando de assuntos que geralmente fazem as pessoas trocar de canal: marmita, reaproveitamento das sobras e planejamento!
Veja as receitas da temporada de Marmita de chef
Veja as receitas da temporada Sobrou pro chef
E para encerrar o ano com um olhar de esperança, decidi fazer uma temporada que celebra os encontros: Convidei, e agora?. Quem nunca passou por essa situação?
A temporada Convidei, e agora? foi tão saborosa que – olha o spoiler! – vai ter mais episódios para o verão de 2023.
Nesses 10 anos de Cozinha Prática, aprendi muita coisa. Seja como produtora, como apresentadora, como criadora. Aprendi com a equipe, com o canal e também com o público. São as pessoas que me contam “o que tá pegando”, quais os obstáculos, o que elas não sabem fazer. E eu que lute pra entregar um conteúdo que resolva os problemas que elas ainda nem sabiam que tinham!
A cozinha aproxima as pessoas, nutre as relações, alimenta a própria história, a cultura do país. Ainda assim, sempre foi considerada desimportante, assunto de dona de casa, responsabilidade da esposa, da mãe, da empregada doméstica.
Talvez em função disso, pelo assunto mesmo, muita gente que só me vê ali, cozinhando na televisão, não se dê conta do trabalho gigantesco que existe por trás de cada receita, de cada episódio, de cada temporada.
Mas quem me acompanha por aqui, de pertinho, não apenas sabe como também celebra comigo cada vitória. Pois sábado é dia de comemorar revendo os episódios e fazendo aquela maratona de receitas que funcionam.
No próximo sábado (17), à partir das 18h, tem maratona Cozinha Prática no GNT!
Episódios da maratona
Macarrão com sardinha – Esse programa da temporada Desgourmetiza, bem! não poderia ficar de fora. Eu queria muito fazer uma receita especial com sardinha enlatada. Ousada, né? E não é que o episódio bateu recordes de audiência?!
Clique aqui pra ver a receita!
Cozido de Batata Doce – A temporada dos pê-efes foi revolucionária: falamos de arroz com feijão quando isso ainda era quase um tabu. E o prato que escolhi pra maratona é vegetariano.
Clique aqui pra ver a receita!
A Gemada Da Minha Mãe Para Criar Coragem – Esse episódio começa na gemada e termina num suflê de chocolate, que sempre faz muito sucesso. A temporada de Receitas com memória foi muito importante na relação com o público.
SAIBA MAIS SOBRE RECEITAS COM MEMÓRIA
Sopa de tomate (de forno) + queijo quente – A temporada Em tempo real foi um marco no Cozinha Prática. Funcionava assim: na sexta-feira, postava aqui a lista de compras e, na segunda, quando começava o programa, começava a cozinhança. Em meia hora, o jantar dos telespectadores estava na mesa. Demais, hein?
Saiba mais sobre a temporada Em tempo real
Veja receitas e cardápios que ficam prontos em meia hora
Fraldinha assada – Esta receita está entre as mais acessadas do Panelinha. No Cozinha Prática, ela ganhou episódio na temporada Divirta-se.
Clique aqui pra ver a receita!
Bolo de cenoura com merengue – Que episódio saboroso! A escolha aqui foi pela receita, que também está entre as mais acessadas do site.
Clique aqui pra ver a receita!
Frango assado com polenta e patê de sardinha – Esse foi o primeiro episódio em que o Ilan, meu marido, dividiu a bancada do CP comigo! O sucesso foi tanto que, desde então, toda temporada ele aparece em um episódio.
Veja as receitas do episódio e saiba tudo sobre a temporada em que botei os homens na cozinha!
Macarrão ao limão e ao pesto – Ah, a temporada Preguiça total. Ela foi curtinha, mas superimportante. Porque mostrou ideias para quem não gosta de cozinhar ou chegou em casa sem nenhuma energia... Foram receitas com poucos ingredientes, quase nada de trabalho, mas muito sabor! Foi quando comecei a ensinar o conceito de acessórios culinários. Eles dão uma levantada no sabor de preparações superbásicas – como um macarrãozinho.
Logo no primeiro episódio, teve uma receita queridinha aqui da turma do Estúdio Panelinha. O macarrão ao limão é o tipo de preparo que vira mania. Muito fácil, muito rápido, muito saboroso.
Clique aqui pra ver a receita do macarrão ao limão
Clique aqui pra ver a receita do espaguete ao pesto
Veja também a série de acessórios culinários que produzi este ano!
Manjar branco – No Panelinha, essa é uma das receitas com maior audiência no Natal... Como a maratona vai ser uma semana antes da data, achei que você iria gostar de ver – ou rever.
Clique aqui pra ver a receita!
Carne moída com quiabo, pastel de angu – No episódio de estreia de Cardápios com história contei um pouco sobre Lelia Gonzalez, antropóloga e socióloga que mudou a maneira como entendemos o racismo. Se hoje o racismo é mais evidente e, portanto, pode ser mais combatido, muito disso se deve ao trabalho dela. Não é pouca coisa! E não poderia faltar nessa maratona de 10 anos do Cozinha Prática.