Cozinha nova, horário novo
Por Rita Lobo - 01 de outubro de 2012
Há alguns meses, a minha cozinha virou cenário de programa de televisão. É nela que gravo a série Cozinha Prática, que criei para o GNT. Se bem que de cenográfica ela não tem nada. Três vezes por dia, saem dela as refeições que alimentam a minha família — e, às vezes, ainda tem bolo no meio da tarde! É também da cozinha de casa que saem muitas das receitas que alimentam o site, os meus livros e também a coluna da revista Lola. Mas hoje vamos fazer um pequeno jejum culinário. Assim, dá para arrumar a bagunça do dia a dia e mostrar um pouco deste espaço que, no meu caso, é bem mais do que o coração da casa.
A reforma inicial, antes mesmo de eu me mudar para o apartamento, durou nove meses. Há tempos eu sonhava com uma cozinha aberta para sala e não poupei esforços para unificar os espaços. Paredes foram abaixo, elétrica e hidráulica sambaram para se encaixar no novo layout e ainda troquei todo o piso todo por madeira — sim, madeira na cozinha fica incrível! Roubei da área de serviço um espaço para alojar na parece um forno de 90 centímetros, e, em vez de forrar a cozinha de azulejo, escolhi deixar na tinta, pendurar quadrinhos dos meus filhos e ainda pintar uma parede de lousa. Foi a maneira que encontrei de sinalizar para eles que a cozinha é um espaço de todos. Os armários foram feitos na mesma marcenaria que projetou os outros móveis da casa. Tudo para deixar a cozinha com jeito de sala. Ou vice-versa!
A bancada de inox, que acomoda no fundo os utensílios que precisam ficar à mão, tem ares de cozinha profissional. Ela também acopla um escorredor pratos, bem atrás da tão necessária cuba dupla: uma menorzinha, com triturador, para lavar e descascar alimentos ou passar uma água na louça, antes de colocar na máquina; a outra bem grande, que recebe panelas, fôrmas e assadeiras sujas, sem deixar a cozinha com cara de que passou um furacão.
Já se passaram um pouco mais de dois anos desde que me mudei. E agora meus amigos nem acham mais estranho eu ter uma passadeira linda na cozinha. “E se sujar?” Vai sujar. Depois eu mando lavar e, quando ficar muito velha, eu troco. Aliás, eu até gosto quando chega a hora de renovar.
Para a segunda temporada do programa, a cozinha passou por uma micro reforma. Eu queria pintar as paredes de cinza e trocar as fórmicas que revestem alguns armários pela mesmo cor. Contrariamente ao branco, o cinza parece que agrupa melhor os objetos pendurados na parede. Depois, a minha amiga Helena Lunardelli, que é também diretora de arte do Cozinha Prática, ainda sugeriu umas prateleiras pequeninas, apenas para organizar melhor os meus temperos (e alguns objetos de cozinha), que viviam dançando pelas bancadas. Com a nova direção de arte, trocamos também as cortinas por esta com estampa floral em tons de bege e cinza. Tudo bem neutro para deixar a comida, colorida, brilhar. A nova temporada de Cozinha Prática, no GNT, estreia na próxima quinta, dia 4, às 20h45.
Horários do Cozinha Prática, no GNT
Inédito: quinta, às 20h45
Alternativos:
sexta – 10h45 e 15h45
sábado – 13h
domingo – 5h15
quinta – 18h45
Cozinha Prática / GNT / Globosat
Fotos: Gilberto Oliveira Jr