Concurso culinário

Concurso culinário
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de agosto de 2010


Sabe o que é burreca, beiguele ou chalá? E honik leikech ou mamule? Se além de saber, você ainda prepara qualquer um desses quitutes judaicos, e mora no Rio, não pode deixar de participar do concurso culinário do Midrash.

Quem não sabe, mas quer aprender sobre comida judaica, também não pode perder as palestras que acontecem junto com o concurso, nos dias 11 e 25 de agosto.

Ainda sobre comida judaica, acho que sem querer, fiz uma burreca doce de maçã. Quem acompanha o blog vai se lembrar da massa de torta da dona Benê. Fiz novamente, porém, abri a dita cuja bem fininha. Acabou sobrando um tanto de massa.

Resolvi usar para fazer uns pasteis de maçã. Minha filha, ficou um espetáculo! Coisa séria. Dona Maria ficaria com orgulho dos meus conhecimentos em economia doméstica. Mas, de verdade, se você fizer uma torta com a massa, aproveite para assar os pasteizinhos. Ou faça logo uma batelada com a massa toda.

Para rechear quatro pasteizinhos, ralei uma maçã-fuji, daquelas pequenas, com casca e tudo. Coloquei numa tigelinha, temperei com um pouquinho e açúcar, canela em pó e juntei uma colherinha (chá) de manteiga. Microondas 30 segundos. Uma misturadinha e mais uma rodada de 1 minuto. Pronto.

Abri a sobra da massa, cortei quatro círculos, coloquei uma colherada de maçã preparada em cada e fechei apertado com garfo, como se fosse um pastel. É um pastel de forno, né?

Aí coloquei numa fôrma forrada com papel-manteiga, para não grudar. Pincelei com uma misturinha de gema e uma colher de água, polvilhei com açúcar e deixei assar em forno preaquecido a 180º C (temperatura média) por uns 20 minutos, até dourar. Ficou muito, muito gostoso. Se alguém decidir fazer com a massa toda, avise!